Discussão

Diretores da Antaq debatem transporte aquaviário em reunião na CNT

Entre os pontos questionados estavam a Resolução 1.555, que aprova a norma para a outorga de autorização para construção, exploração e ampliação de Estação de Transbordo de Cargas, e o fato de a ETC só realiza

Antaq
29/07/2011 09:24
Visualizações: 62 (0) (0) (0) (0)
Nesta quinta-feira (28), os diretores da Antaq, Fernando Fialho (geral) e Tiago Lima, participaram de uma reunião com autoridades da Confederação Nacional do Transporte (CNT), da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega) e da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), em Brasília. O encontro serviu para que a agência discutisse diversos assuntos com representantes do transporte aquaviário brasileiro. Um dos temas abordados foi a Resolução 1.555, da Antaq, de 3 de dezembro de 2009, que aprova a norma para a outorga de autorização para construção, exploração e ampliação de Estação de Transbordo de Cargas (ETC).
 
 
 

A ETC situa-se fora da área do porto organizado e é utilizada, exclusivamente, para operação de transbordo de cargas destinadas ou provenientes da navegação interior. “A ETC é um importante instrumento para atender aos anseios do setor produtivo. Um dos objetivos dessa instalação é incrementar a logística aquaviária, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou o diretor-geral.
 
 
 

Um dos pontos questionados pela Fenavega foi o fato de a ETC só realizar o transbordo de cargas da navegação interior. “Se houvesse a possibilidade de a ETC movimentar cargas da cabotagem, por exemplo, a estação iria concorrer com o porto público mais próximo dela. Com a exclusividade para a navegação interior, esse conflito não existe. A ETC fortalece a navegação interior”, explicou Fialho.
 
 
 

Durante a reunião, o diretor-geral, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do transporte fluvial, propôs ao vice-presidente da CNT, Meton Soares Júnior, que marcasse uma reunião para setembro com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para discutir a implantação da Hidrovia do Madeira. “O desenvolvimento dessa hidrovia é um dos projetos do PAC 2, que prevê obras de derrocamento e dragagem. A Hidrovia do Madeira tem um dos menores custos de implantação”, afirmou Fialho.
 
 
 

O diretor-geral lembrou ainda da importância das empresas de navegação interior serem regularizadas junto à Antaq. “Um dos benefícios é que, com a regularização, a empresa poderá fazer seus investimentos e aumentar sua competitividade”, enfatizou.
 
 
 

O diretor Tiago Lima destacou que determinadas normas do setor aquaviário encontram-se em discussão na Antaq. O objetivo é o aprimoramento da legislação. “A Antaq pretende aprimorar suas normas para que o mercado se desenvolva e para que a sociedade tenha um transporte aquaviário de qualidade”, disse.
 
 
 

Lima afirmou que a diretoria da agência criará comitês para discutir os temas propostos nesta reunião e espera contar com a participação da CNT, da Fenavega, da Fenamar e dos sindicatos envolvidos no transporte aquaviário. O diretor ressaltou que assuntos, como ETC, exigência de comprovação da contribuição sindical e adequação dos atuais valores das multas estabelecidas nas resoluções da Antaq, já vêm sendo discutidos pela diretoria da agência.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22