Transição Energética

Diretora da Neoenergia afirma que diversidade tem papel fundamental na transição energética

Em evento sobre ASG realizado pelo Estadão, Laura Porto, executiva à frente da expansão de renováveis na companhia, reforçou a importância de ações afirmativas

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/06/2022 15:14
Diretora da Neoenergia afirma que diversidade tem papel fundamental na transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 1578 (0) (0) (0) (0)

A visão das lideranças femininas em suas áreas de atuação e a preocupação com a diversidade nas empresas foram os destaques do painel que teve a participação de Laura Porto (foto), diretora de Renováveis da Neoenergia, durante o Estadão Summit ESG, realizado nesta quinta-feira (23). A executiva afirmou que o cenário de transição energética para a descarbonização da economia vai exigir soluções inovadoras e disruptivas, que estão ligadas à diversidade em variados aspectos, como gênero, raça e idade. Para ela, o "3D [descarbonização, descentralização e digitalização] e o 5D [além das três primeiras dimensões, desenho de mercado e democratização] não podem existir se não tiver inclusão da mulher na liderança".

O alerta às empresas que já se anteciparam à transição energética, como a Neoenergia, é para pensar nas iniciativas necessárias para se destacarem diante da competitividade do mercado. A diretora destacou a importância da promoção de ações afirmativas e atitudes das lideranças no dia a dia para inspirar colaboradores. Além disso, Laura Porto reconheceu que a atuação da mulher na sociedade e no mercado de trabalho precisam estar amparadas por políticas inclusivas de contratação, promoção e retenção de talentos.

"É importante, em um mundo competitivo, haver políticas de retenção. Hoje, temos códigos de ética que garantem as mesmas oportunidades. Contamos com políticas inclusivas, de diversidade, de equidade e de recursos humanos, todas aprovadas e discutidas. Isso coloca o ASG como pauta real e não como discurso teórico", apontou.

Laura Porto ressaltou também o exemplo da Escola de Eletricistas, iniciativa da Neoenergia que tem o objetivo de gerar oportunidade de trabalho e renda, por meio da formação e capacitação de profissionais para o setor elétrico. O projeto possui turmas exclusivas para mulheres e incentivo à participação feminina em turmas mistas. Mais de 400 mulheres já concluíram os cursos e cerca de 270 foram contratadas pelas distribuidoras do grupo desde o início do projeto, em 2017.

A executiva reforçou que a companhia busca ampliar os números de mulheres em posições executivas e cargos operacionais. Além disso, citou o apoio da empresa à seleção brasileira de futebol feminino e ao campeonato nacional de clubes, o que fortalece o esporte como agente de mudança social capaz de ampliar a participação da mulher no contexto social e profissional.

A companhia incentiva ainda o empreendedorismo e a liderança social de mulheres com ações do Instituto Neoenergia – como o Impactô Mulheres, projeto de aceleração social, e o Prêmio Inspirar, de reconhecimento de lideranças femininas, que, somadas a outras iniciativas, beneficiaram diretamente 989 mulheres em 2021 –  e o apoio às populações do entorno dos projetos da companhia, incluindo, por exemplo, as mulheres de comunidades quilombolas localizadas próximo a Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, complexos eólico e solar no Sertão da Paraíba.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.