Projeto

Diretor-geral da Antaq recebe executivos da Transpetro

A reunião teve como objetivo discutir os projetos de apoio às atividades de exploração de petróleo da Petrobras ao longo da costa brasileira. O gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal da Transpetro, Paulo Penchiná, i

Redação
18/08/2011 13:39
Visualizações: 721
O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, recebeu nesta quinta-feira (18), na sede da Agência, em Brasília, o gerente geral de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Transpetro, Paulo Carvalho, o gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal da empresa, Paulo Penchiná, e a advogada da companhia, Mariana Haft. A reunião teve como objetivo discutir os projetos de apoio às atividades de exploração de petróleo da Petrobras ao longo da costa brasileira.

O gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal da Transpetro, Paulo Penchiná, informou que a Petrobras está revendo todo o seu trabalho de exploração de petróleo na costa do país por causa do pré-sal. E por conta também das recentes descobertas, a Transpetro criou uma gerência-executiva exclusivamente para cuidar do assunto.

Hoje, a Petrobras já conta com terminais para atendimento ao pré-sal no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, além de outras bases de apoio. Mas vai precisar de muitos mais, segundo o gerente geral de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Transpetro, Paulo Carvalho, já que a intenção da Petrobras é perfurar 40 novos poços na costa até 2014.

Carvalho informou que a empresa também já atuando em Pecém, no Ceará, e brevemente iniciará operações nos portos de Belém (PA) e Ilhéus (BA). Também é intenção da empresa operar em São Luís, no Maranhão, no Porto Grande, um antigo terminal pesqueiro que passará ao controle estadual, através da Empresa Maranhense de Portos (EMAP).

O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, defendeu a incorporação de novos terminais de uso privativo misto na estratégia para ampliar a logística de apoio à exploração offshore da empresa. “Essa modalidade de instalação portuária se encaixa como uma luva para a Petrobras, porque traz maior independência para a empresa. Além disso, os portos públicos, em geral, já estão comprometidos com a movimentação de outros tipos de cargas, não restando, portanto, mais muito espaço para a atividade offshore”, observou.

Para Fialho, a empresa poderia, inclusive, incentivar a construção de terminais de terceiros. A ideia, segundo ele, seria fazer algo parecido com o que a empresa está fazendo para incentivar a construção de navios petroleiros, ou seja, credenciar o mercado para construir grandes bases de suporte à exploração offshore. “Com isso, a empresa ganharia maior independência logística, além de poupar recursos, que ser iam direcionados para outras atividades”, explicou o diretor-geral da Antaq.

Os executivos da Transpetro informaram ainda que a Petrobras pretende recorrer ao Plano Geral de Outorgas dos Portos, elaborado pela Antaq, para subsidiar o seu projeto de instalação de novos terminais.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.