Projeto

Diretor-geral da Antaq recebe executivos da Transpetro

A reunião teve como objetivo discutir os projetos de apoio às atividades de exploração de petróleo da Petrobras ao longo da costa brasileira. O gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal da Transpetro, Paulo Penchiná, i

Redação
18/08/2011 16:39
Visualizações: 553 (0) (0) (0) (0)
O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, recebeu nesta quinta-feira (18), na sede da Agência, em Brasília, o gerente geral de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Transpetro, Paulo Carvalho, o gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal da empresa, Paulo Penchiná, e a advogada da companhia, Mariana Haft. A reunião teve como objetivo discutir os projetos de apoio às atividades de exploração de petróleo da Petrobras ao longo da costa brasileira.

O gerente executivo de Desenvolvimento de Logística para o Pré-Sal da Transpetro, Paulo Penchiná, informou que a Petrobras está revendo todo o seu trabalho de exploração de petróleo na costa do país por causa do pré-sal. E por conta também das recentes descobertas, a Transpetro criou uma gerência-executiva exclusivamente para cuidar do assunto.

Hoje, a Petrobras já conta com terminais para atendimento ao pré-sal no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, além de outras bases de apoio. Mas vai precisar de muitos mais, segundo o gerente geral de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Transpetro, Paulo Carvalho, já que a intenção da Petrobras é perfurar 40 novos poços na costa até 2014.

Carvalho informou que a empresa também já atuando em Pecém, no Ceará, e brevemente iniciará operações nos portos de Belém (PA) e Ilhéus (BA). Também é intenção da empresa operar em São Luís, no Maranhão, no Porto Grande, um antigo terminal pesqueiro que passará ao controle estadual, através da Empresa Maranhense de Portos (EMAP).

O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, defendeu a incorporação de novos terminais de uso privativo misto na estratégia para ampliar a logística de apoio à exploração offshore da empresa. “Essa modalidade de instalação portuária se encaixa como uma luva para a Petrobras, porque traz maior independência para a empresa. Além disso, os portos públicos, em geral, já estão comprometidos com a movimentação de outros tipos de cargas, não restando, portanto, mais muito espaço para a atividade offshore”, observou.

Para Fialho, a empresa poderia, inclusive, incentivar a construção de terminais de terceiros. A ideia, segundo ele, seria fazer algo parecido com o que a empresa está fazendo para incentivar a construção de navios petroleiros, ou seja, credenciar o mercado para construir grandes bases de suporte à exploração offshore. “Com isso, a empresa ganharia maior independência logística, além de poupar recursos, que ser iam direcionados para outras atividades”, explicou o diretor-geral da Antaq.

Os executivos da Transpetro informaram ainda que a Petrobras pretende recorrer ao Plano Geral de Outorgas dos Portos, elaborado pela Antaq, para subsidiar o seu projeto de instalação de novos terminais.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22