Audiência Pública

Diretor da Petrobras diz que cancelamento de refinarias não se deve à Lava Jato

Câmara dos Deputados
10/04/2015 09:59
Diretor da Petrobras diz que cancelamento de refinarias não se deve à Lava Jato Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 606

A decisão da Petrobras de cancelar a construção de duas refinarias no Nordeste foi motivada apenas por fatores econômicos e não teve relação com os efeitos da Operação Lava Jato, que investiga corrupção na companhia.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira (8) pelo diretor de Abastecimento da estatal, Jorge Celestino Ramos. Ele participou de uma audiência pública realizada pela comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa a suspensão dos projetos.

De acordo com Ramos, o cancelamento, anunciado em janeiro passado, foi motivado por três fatores: primeiro, pela queda dos preços do mercado mundial de refinados, que reduziu as "margens de lucro" e tirou a atratividade dos empreendimentos. Depois, pela desistência da companhia petroquímica chinesa Sinopec, que estava negociando participação nas unidades. Por fim, pela necessidade da Petrobras de preservar seu caixa.

Segundo Jorge Ramos, o ambiente macroeconômico mundial mudou desde 2006, quando a companhia decidiu apostar na construção das duas unidades de refino. Ele garantiu que a Petrobras fez todo o esforço para manter os investimentos.

"Infelizmente nesse momento a gente não consegue caminhar com esse projeto pelo lado das condições de mercado que não está gerando indicadores positivos para que a gente continue com as inversões, com os investimentos; por outro lado também pela necessidade de preservação de caixa nesse momento."

De acordo com o diretor da companhia, somente a retomada do crescimento mundial e a melhora nos preços do petróleo e dos refinados poderão levar à retomada dos projetos de construção de novas refinarias no País.
As duas usinas seriam construídas nas cidades de Bacabeira, no Maranhão, e em Caucaia, no Ceará. Elas produziriam óleo diesel, gás de cozinha e querosene de aviação.

Questionado pelos deputados, o diretor da estatal disse que os estados não foram avisados com antecedência do cancelamento porque a legislação das sociedades anônimas exige que o mercado seja informado em primeiro lugar. Mas ele reconheceu o mal-estar que isso gerou nos governos. "A gente entende que essa não foi a melhor forma de discutir o assunto."

A decisão da estatal de não informar previamente os governadores foi bastante criticada pelos membros da comissão externa. O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) disse que não houve respeito aos estados e duvidou que a não comunicação foi motivada pela exigência de se informar primeiro ao mercado.

"Isso é história para boi dormir. Ou o projeto foi mal pensado, aí a Petrobras se corrige cancelando, vamos ser maduros, ou foi de uma irresponsabilidade muito grande. Simplesmente no final do ano, discutindo com os seus parceiros, por uma conjuntura internacional vivida nesse momento, eu cancelo os projetos e venho dizer que se não tivesse isso eu teria problema, isso não existe."

Na próxima semana a comissão externa vai realizar uma nova audiência pública, desta vez para ouvir o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Também na próxima semana o colegiado deverá visitar a cidade de Bacabeira, onde seria instalada a unidade maranhense.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Rio de Janeiro
PortosRio fortalece parceria com o ICMBio em Arraial do ...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.