Fiesp

Diretor da entidade diz que indústria brasileira está encolhendo

A atividade industrial brasileira poderia ter um crescimento maior neste ano do que os 11% previstos se o país não tivesse passando por um processo definido por Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp),

Agência Brasil
29/10/2010 12:27
Visualizações: 174
A atividade industrial brasileira poderia ter um crescimento maior neste ano do que os 11% previstos se o país não tivesse passando por um processo definido por Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), como desindustrialização. Ele disse ontem (28) que a demanda interna tem sido atendida em maior peso pelas importações e isso é prejudicial para o mercado doméstico.


“Se você pegar o crescimento da demanda, e pode fazê-lo até por setores, e comparar com o crescimento de produção da indústria doméstica, vê-se que existe uma taxa de crescimento da demanda superior à taxa de crescimento da produção doméstica. Se a demanda está sendo atendida mesmo com essa taxa superior, está sendo atendida via produção de importados”, disse Francini, ressaltando que há evidências de que “a indústria está folgada” e que poderia produzir mais.


Apresentando um gráfico que mostra crescimento no volume das importações feitas pelo Brasil, o diretor da Fiesp afirmou que, desde 1994, não se encontrava um quadro como este. “A partir da crise [econômica mundial], [temos] uma curva de evolução das importações que não está dando sinal de acomodação. Ela continua absolutamente ascendente, o que faz com que realmente parte do crescimento de demanda ocorrido na economia brasileira em 2010 tenha sido absorvido e atendido pelas importações.”


Para o economista, há o risco da indústria diminuir sua participação na produção da riqueza do país, passando seu percentual de contribuição na formação do Produto Interno Bruto (PIB), que está em torno de 15% hoje, para até 12%. Segundo ele, a participação da indústria de transformação no PIB já representou 27% no passado. Francini disse que alguns setores da indústria já foram abandonados em função desse processo.


Segundo o diretor da Fiesp, a entidade entregará um documento ao futuro presidente com essas questões.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20