Gabrielli

Dinheiro não será problema para a extração do pré-sal

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem (29) que o limite da extração de petróleo da camada pré-sal está associado ao fornecimento de materiais para a cadeia produtiva, e não a questões financeiras.

Agência Brasil
30/09/2009 08:37
Visualizações: 310
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem (29) que o limite da extração de petróleo da camada pré-sal está associado ao fornecimento de materiais para a cadeia produtiva, e não a questões financeiras.


Ao participar de audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico e Minas e Energia na Câmara, Gabrielli disse que empresa conseguiu levantar US$ 30 bilhões em empréstimos durante a crise econômica e que está financiada pelos próximos cinco anos de acordo com os atuais planos dela.

 
“Não acreditamos que financiamento, dinheiro seja o problema para o desenvolvimento do pré-sal. O limite que imaginamos para a velocidade de expansão do pré-sal é a capacidade de fornecimento de matériais e equipamentos para a cadeia produtiva”, afirmou.

Sobre a formação de mão de obra para trabalhar nas áreas relacionadas à exploração, o presidente da Petrobras disse que mais de 3 mil cursos já estão sendo montados para o treinamento de pessoal. “Nós já treinamos 46 mil delas [pessoas para trabalhar no pré-sal]. Nós temos milhares de cursos sendo montados. Isso tá sendo feito em centenas de instituições no Brasil todo, estamos mapeando estados por estado”, afirmou Gabrielli. Estima-se que serão necessárias 243 mil pessoas para trabalhar em toda a cadeia produtiva do pré-sal.

Ao fim da audiência, o presidente da Petrobras também ressaltou que, com a estimativa de que a produção de petróleo brasileiro dobre até 2020, os estados produtores também terão suas receitas com royalties dobradas, independentemente do aumento ou não da porcentagem que vão receber sobre o pré-sal.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.