Mudança

Dilma altera quadro de poder nos transportes

Quando o Senado vetou Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a presidente Dilma não se aborreceu. Criou especialmente para ele a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal que em muitos organogramas oficiais

Monitor Mercantil
23/07/2013 10:16
Visualizações: 737
Quando o Senado vetou Bernardo Figueiredo para o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a presidente Dilma não se aborreceu. Criou especialmente para ele a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal que em muitos organogramas oficiais aparece acima dos ministérios da área – Ministério dos Transportes, Secretaria Especial de Portos (SEP) e Secretaria de Aviação Civil (SAC) – como entidade de cúpula. Assim, mesmo sem aval do Senado, Dilma, no seu estilo duro, resolveu dar faca e queijo para Figueiredo.
 

Mas parece que a situação está mudando. A Folha de São Paulo publicou matéria com o seguinte título: “Bernardo Figueiredo perde status de ‘capitão’ dos transportes de Dilma”. Diz o jornal paulista: “Em menos de um ano, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, perdeu o posto de todo-poderoso dos transportes e foi colocado na geladeira por Dilma Rousseff. Figueiredo não participa mais de decisões sensíveis do setor e suas posições sobre os transportes estão sendo preteridas pelas do secretário do Tesouro, Arno Augustin”.
 

E acrescenta: “Nos bastidores, o chefe do Tesouro diz que Figueiredo defende interesses dos empresários. Já o presidente da EPL afirma que Augustin sabota as decisões da presidente, atrapalhando, assim, o programa de concessões de mais de R$ 200 bilhões anunciado em 2012. Empresários do setor de transportes consideram Figueiredo autoritário. Mas as negociações com Augustin têm sido mais difíceis. Empresários ouvidos pela Folha reclamam do ‘viés ideológico’ do secretário e que essas posições podem afugentar investidores, principalmente estrangeiros, dos negócios”.
 

Augustin está vinculado ao Ministério da Fazenda, mas a Secretaria do Tesouro é, na prática, mais importante do que a maioria dos 39 ministérios de Dilma, pois tem o poder de dar ou cortar verbas para os demais. Segundo se sabe, o governo ainda não jogou a toalha no caso do trem-bala, e Figueiredo queria remuneração de 8% para investidores, enquanto a cúpula financeira desejava estabelecer o teto de 7%.
 
 
Algo similar ocorre no Ministério dos Transportes. O atual titular, César Borges, está claramente esvaziado, pois muitas funções de comando do setor estão com o Conselho Nacional de Integração das Políticas de Transportes (Conit) e ainda com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). O esvaziamento do MT ganhou mais um ponto com a recente entrada da Casa Civil no Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante. Todos sabem que, com a Casa Civil presente, todos os órgãos públicos federais deverão seguir seu voto. Assim, após décadas de comando, o Ministério dos Transportes está cada vez mais limitado, especialmente porque o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda é formalmente do MT, mas, na prática, está entregue a um general, que presta contas diretamente à presidente Dilma.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23