Energia elétrica

Dezembro: um aumento de 1,1% no consumo de energia na previsão

Redação/Assessoria CCEE
15/12/2017 17:38
Dezembro: um aumento de 1,1% no consumo de energia na previsão Visualizações: 857

Dados da medição coletados entre os dias 1º e 12 de dezembro indicam aumento de 1,1% no consumo e de 1,9% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Nos doze primeiros dias de dezembro, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 62.205 MW médios, aumento de 1,1% frente ao consumo no ano passado. No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, houve retração de 2,5% no consumo, número que leva em conta na análise a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Quando esse movimento é desconsiderado, o ACR teria incremento de 0,6%.

Já o consumo no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, cresceu 11%, montante que considera o efeito das novas cargas vindas do ACR. O consumo seria 3% maior, caso as novas cargas não fossem utilizadas na análise.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de metalurgia e produtos de metais (+10,5%), veículos (+6,4%) e têxtil (+4,5%) registraram aumento no consumo, excluindo o impacto da migração na análise. No mesmo cenário sem migração, os maiores índices de retração pertencem aos segmentos de bebidas (-5,6%), minerais não-metálicos (-5,2%) e telecomunicações (-3,5%).

A geração de energia no Sistema foi 1,9% superior à produção de 2016 com a entrega de 65.088 MW médios. Há aumento na produção de usinas térmicas (+17,8%) e eólicas (+24,7%). A produção da fonte hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, registra queda de 3,4% no período analisado.

O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em dezembro, o equivalente a 80,7% de suas garantias físicas, ou 45.117 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual foi de 81,2%.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.