E&P

Devon tem pressa em produzir no BM-C-8

A empresa pretende declarar a comercialidade do bloco este mês, apresentar o plano de desenvolvimento à ANP em agosto e quer extrair o primeiro óleo em meados de 2007.


10/06/2005 03:00
Visualizações: 383

A Devon tem pressa em produzir no BM-C-8, campo adquirido na 2ª Rodada de Licitações e sobre o qual será feita a declaração de comercialidade ainda este mês. O presidente da empresa, Murilo Marroquim, destaca que a rentabilidade da produção está diretamente ligada a prazos e informa que a empresa pretende afretar um FPSO e busca uma sonda de perfuração de segunda-mão para agilizar o processo e reduzir os custos.
Marroquim esclarece, no entanto, que ainda depende da aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para o plano de desenvolvimento antes de iniciar a produção. Embora o executivo acredite na aprovação, evitou dar informações precisas sobre investimentos. A estimativa de Marroquim é de que será aplicada uma quantia maior do que US$ 200 milhões e menor do que US$ 300 milhões na compra de equipamentos e na perfuração dos 24 poços previstos no projeto de desenvolvimento.
O cronograma do projeto de E&P das acumulações encontradas no bloco BM-C-8 começa com a declaração de comercialidade em junho, depois haverá a apresentação do projeto de desenvolvimento em agosto. Em agosto de 2006, a empresa espera estar contruíndo equipamentos e estruturas que permitam fazer perfurações já no primeiro trimestre de 2007 e a extração do primeiro óleo em meados de 2007.
Segundo Marroquim, os cálculos da Devon determinam que para o campo ter rentabilidade, o período entre a fase de investimento e rentabilidade precisa ser curto. A empresa calcula que os poços do bloco BM-C-8 terão vida últil de sete anos, período pelo qual pretende afretar um FPSO.
A capacidade de processamento da embarcação deverá ser de 50 mil barris de petróleo por dia, além 140 mil barris de fluídos por dia e armazenamento de até 1 milhão de barris. Marroquim ressalta que "o reservatório é bom, o petróleo é que não ajuda." Segundo o executivo, o reservatório Macaé, a principal acumulação encontrada, tem petróleo de 19° API e muito pouco gás, tão pouco que sequer será suficiente para a geração de energia das instalações. A Devon também encontrou outra acumulação de petróleo com 14° API no mesmo bloco. Se for rentável, a extração poderá ampliar em outros sete anos a vida útil do campo.
Por ter uma situação adversa no que se refere à qualidade do óleo e capacidade de extração, o projeto de desenvolvimento da Devon tem algumas características inovadoras. O desenvolvimento dos campos será feito com uma plataforma fixa, na qual serão instalados os equipamentos básicos: sonda de perfuração, cabeças de poço e árvore de natal seca. No FPSO serão instaladas todas as outras estruturas. Com todos os 24 poços ligados à plataforma simplificada a estrututra se assemelha a um polvo, e este é o nome sugerido ao novo campo, após a aprovação da ANP.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (10/06), durante o evento Café com Energia, promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), no Rio de Janeiro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19