Desperdício

Devido a testes no pré-sal, Petrobras desperdiça gás

Apesar da retomada do consumo de gás no pós-crise, a Petrobras mantém níveis elevados de queima do produto em suas plataformas: o desperdício chegou a 7,3 milhões de metros cúbicos ao dia na média de janeiro a maio -volume mais que suficient

Folha de S.Paulo
11/08/2010 07:18
Visualizações: 116
Apesar da retomada do consumo de gás no pós-crise, a Petrobras mantém níveis elevados de queima do produto em suas plataformas: o desperdício chegou a 7,3 milhões de metros cúbicos ao dia na média de janeiro a maio -volume mais que suficiente para abastecer a Grande Rio de Janeiro.
 
 
 
Considerando o preço do gás vendido às distribuidoras em contratos de três anos, a Petrobras deixa de gerar uma receita diária de cerca de US$ 4,2 milhões.
 
 
Em 2009, por conta do menor consumo, a estatal queimava mais gás. O mercado reagiu, mas o volume desperdiçado não voltou aos níveis anteriores.
 
 
Para Marco Tavares, especialista da Gas Energy, o volume de gás não aproveitado "é muito elevado". "O país carece de soluções para a queima, que gera uma perda de recursos naturais e lança CO2 na atmosfera."
 
 
Segundo ele, o pré-sal aumenta o risco de perdas. Como na maior parte dos atuais campos em produção na bacia de Campos, o gás está associado ao petróleo.
 
 
Para produzir o óleo -mais rentável-, é preciso dar um destino ao gás. São três as opções: transporte por gasoduto para o continente, reinjeção nos poços ou queima -a mais ineficiente.
 
 
Tavares diz que ainda há tempo até a entrada em operação dos campos do pré-sal para pensar numa solução, como a conversão do gás para o estado líquido em alto-mar e seu transporte em navios. Tal solução já está em estudo pela Petrobras.
 
 
A Petrobras reconhece que os testes de produção no pré-sal elevaram a queima de gás neste ano.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25