Petrobras

Descarbonização é aliada da transição energética

Diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen participou de painel no Congresso “Mercado Global de Carbono”

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
20/05/2022 18:21
Descarbonização é aliada da transição energética Imagem: Rogério Von Kruger, Agência Petróleo Visualizações: 1138

A Petrobras produz petróleo eficiente em carbono, algo de fundamental importância no contexto global de transição energética. Este e outros pontos foram destacados pelo diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen (foto), durante sua participação no painel “Inovações tecnológicas e descarbonização no setor de óleo e gás”, apresentado ontem, dia 19/5, no congresso “Mercado Global de Carbono”, que ocorre até esta sexta-feira (20/5) no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
 
“Uma produção com baixo custo e baixa emissão no Brasil é aliada nessa trajetória global de descarbonização, de forma a reduzir as emissões no país, de forma eficiente e competitiva”, declarou João Henrique. Nesse sentido, o diretor entende que o mercado de carbono deve se adequar às especificidades do Brasil e não inibir o desenvolvimento da cadeia de produção de petróleo.
 
João Henrique chamou a atenção para a redução de 48% nas emissões de carbono por parte da Petrobras, entre 2009 e 2021. Ele também destacou a eficiência em carbono do petróleo produzido no pré-sal com 40% menos emissões por barril do que a média mundial.
 
O diretor apresentou a tecnologia como uma aliada no processo de descarbonização e, nesse contexto, citou como exemplo o programa de captura, uso e armazenamento geológico de CO2 (Carbon Capture, Utilization and Storage - CCUS) desenvolvido pela Petrobras nos campos do pré-sal, que é o maior do mundo em operação, em volume reinjetado anualmente e o pioneiro em águas ultraprofundas. Por meio do CCUS, a Petrobras reinjetou 30 milhões de toneladas de CO2, entre 2008 e 2021, e pretende reinjetar 40 milhões até 2025.
 
O painel “Inovações tecnológicas e descarbonização no setor de óleo e gás” foi mediado pela gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras, Viviana Canhão, e teve a participação de Flávio Rodrigues - VP Shell Brasil, Adriano Bastos - CEO BP Brasil e Daniel Elias - CEO Petrogal Brasil & Country Chair Galp.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20