Competições, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reuniram cerca de 2 mil hackers do bem
Redação TN Petróleo, Agência PetrobrasOs desafios da patrocinadora Master Petrobras, na 4ª edição do Hacking.Rio, geraram propostas relacionadas a dois dos temas atuais mais debatidos pela sociedade. Eles deram origem a um sistema de busca de empregos e um aplicativo relacionado a demandas do meio ambiente. Conforme estabelecido pela organização do evento, os desafios precisavam ser inspirados nos Objetivos Sustentáveis do Milênio (ODS). A Petrobras optou por propor desafios inspirados pelos ODS 8 e 13, crescimento econômico, trabalho decente e impacto nas mudanças globais de clima.
A equipe HACKHAD, vencedora no desafio do ODS 8, criou um marketplace chamado ‘MeuCorre’. Nele os candidatos, por meio de filtros e um mapa, poderiam concorrer às vagas de emprego mais próximas de onde moram. O resultado esperado para o desafio, segundo a Petrobras e o Hacking.Rio, está relacionado a uma melhoria das condições de vida das comunidades, nas regiões do entorno onde a empresa atua, através do aumento da contratação de mão de obra residente nas proximidades das operações, além de redução das desigualdades relacionadas a gênero e raça.
Já o resultado esperado do ODS 13, do segundo desafio patrocinado pela Petrobras, era aumentar a conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas e a identificação de ações individuais e coletivas para redução da pegada de carbono. O finalista desse desafio criou um aplicativo chamado ‘Energia Limpa e Acessível’. O app permite a reunião de pessoas para a construção de um projeto social, com o objetivo de ajudar o Meio Ambiente. A equipe buscou conscientizar pela percepção de que cada um pode se responsabilizar e gerar valor positivo no planeta.
“É muito bom ver tanta gente reunida propondo soluções para demandas da sociedade. O uso de tecnologia e inovação faz parte do nosso dia a dia na empresa e poder incentivar o seu uso e disseminação é mais das nossas contribuições para o ecossistema de inovação que gera impacto social”, afirma a gerente de patrocínio e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.
Na análise da CEO e fundadora do Hacking.Rio, Lindalia Junqueira, a edição deste ano teve um maior impacto, não somente no Brasil, mas também por todo o planeta. “Se temos que resolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, as equipes de hackers do bem do Hacking.Rio 2021 já começaram a fazê-lo e provocaram impacto real. O futuro a gente cria no presente”, disse.
Fale Conosco
21