Petrobras

Desafios do Hacking.Rio geram soluções para o meio ambiente e busca de empregos

Competições, baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, reuniram cerca de 2 mil hackers do bem

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
21/12/2021 08:16
Desafios do Hacking.Rio geram soluções para o meio ambiente e busca de empregos Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1707

Os desafios da patrocinadora Master Petrobras, na 4ª edição do Hacking.Rio, geraram propostas relacionadas a dois dos temas atuais mais debatidos pela sociedade. Eles deram origem a um sistema de busca de empregos e um aplicativo relacionado a demandas do meio ambiente. Conforme estabelecido pela organização do evento, os desafios precisavam ser inspirados nos Objetivos Sustentáveis do Milênio (ODS). A Petrobras optou por propor desafios inspirados pelos ODS 8 e 13, crescimento econômico, trabalho decente e impacto nas mudanças globais de clima.

A equipe HACKHAD, vencedora no desafio do ODS 8, criou um marketplace chamado ‘MeuCorre’. Nele os candidatos, por meio de filtros e um mapa, poderiam concorrer às vagas de emprego mais próximas de onde moram. O resultado esperado para o desafio, segundo a Petrobras e o Hacking.Rio, está relacionado a uma melhoria das condições de vida das comunidades, nas regiões do entorno onde a empresa atua, através do aumento da contratação de mão de obra residente nas proximidades das operações, além de redução das desigualdades relacionadas a gênero e raça.

Já o resultado esperado do ODS 13, do segundo desafio patrocinado pela Petrobras, era aumentar a conscientização sobre o impacto das mudanças climáticas e a identificação de ações individuais e coletivas para redução da pegada de carbono. O finalista desse desafio criou um aplicativo chamado ‘Energia Limpa e Acessível’. O app permite a reunião de pessoas para a construção de um projeto social, com o objetivo de ajudar o Meio Ambiente. A equipe buscou conscientizar pela percepção de que cada um pode se responsabilizar e gerar valor positivo no planeta.

“É muito bom ver tanta gente reunida propondo soluções para demandas da sociedade. O uso de tecnologia e inovação faz parte do nosso dia a dia na empresa e poder incentivar o seu uso e disseminação é mais das nossas contribuições para o ecossistema de inovação que gera impacto social”, afirma a gerente de patrocínio e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.

Na análise da CEO e fundadora do Hacking.Rio, Lindalia Junqueira, a edição deste ano teve um maior impacto, não somente no Brasil, mas também por todo o planeta. “Se temos que resolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, as equipes de hackers do bem do Hacking.Rio 2021 já começaram a fazê-lo e provocaram impacto real. O futuro a gente cria no presente”, disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.