Antártica

Desafio e aventura: viagem do navio Almirante Maximiano à Antártica chega ao quinto dia

Redação/Agência Brasil
10/01/2020 17:48
Desafio e aventura: viagem do navio Almirante Maximiano à Antártica chega ao quinto dia Imagem: Cortesia Marinha do Brasil Visualizações: 510

No quinto dia de viagem rumo à Antártica, continuamos atravessando o estreito de Drake, última etapa antes da chegada ao continente gelado. Depois de enfrentarmos ventos fortes que ultrapassaram 120 quilômetros por hora e ondas de 4 metros de altura, acordamos com a boa notícia de que o mar estava mais calmo e que o navio iria balançar um pouco menos. Apesar de ser um cenário trânquilo para a região ainda está longe de algo considerado normal.

As dificuldades a bordo continuam por conta do balanço constante do navio Almirante Maximiano, às vezes para direita às vezes para a esquerda, não importa, ele está sempre inclinando para algum lugar. Na hora de caminhar é preciso ter cuidado e se apoiar em qualquer objeto fixo para não cair. Pelo menos para quem não é da Marinha. Enquanto os jornalistas a bordo andam cambaleando como se estivessem tontos, os militares desfilam tranquilamente, parece até que estão em terra firme.

Para evitar acidentes a bordo todos os objetos que não são fixos foram amarrados. Mesas, cadeiras, caixas de som. Nada pode ficar solto no Almirante Maximiano. Outra medida de segurança foi trocar os pratos de vidro por pratos de plástico.

No meu caso, o maior problema aconteceu no banho. Dentro do boxe você precisa segurar um suporte de ferro para não cair. O difícil é fazer isso e usar o sabonete ao mesmo tempo. Na hora de dormir, também fiquei com um pouco de medo de cair da cama porque em alguns momentos o navio chega a inclinar mais de 15 graus por causa do vento.

Em relação ao enjoo provocado pelo balanço do navio, a equipe de jornalistas teve pelo menos três baixas de repórteres que precisaram pedir ajuda ao serviço médico. Eu continuei com a rotina normal de alimentação e no cardápio teve até dobradinha.

Durante a passagem pelo Estreito de Drake, as atividades nas áreas externas do navio são proibidas por questão de segurança e os militares fazem apenas os serviços essenA travessia dos 800 quilômetros do Drake dura 2 dias. Para passar o tempo a bordo tem videogame, televisão com vários DVDS de filmes e séries e uma biblioteca. Encontrar algum passatempo é necessário porque os dias no mar parecem mais longos e nesta época do ano o sol brilha até as 23h nessa região.

Agora resta apenas mais uma noite e amanhã quando acordarmos já estaremos na Antártica prontos para desembarcar. A travessia do Drake que era aguardada com ansiedade começa a deixar um pouco de saudades porque na volta vamos cruzar o estreito no avião Hércules da Força Aérea Brasileira. A experiência a bordo certamente vai ser inesquecível.ciais para a manutenção do Almirante Maximiano.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Rio de Janeiro
PortosRio fortalece parceria com o ICMBio em Arraial do ...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.