Comissão deve ir à Holanda acompanhar a investigação.
Agência Brasil
Mesmo com todas as tentativas do governo de barrar a criação de uma comissão externa para investigar denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras, a Câmara dos Deputados aprovou ontem (11) a proposta em votação simbólica. O requerimento foi aprovado com apoio da bancada do PMDB, partido da base aliada ao governo.
O governo ainda tentou barrar a iniciativa da oposição por meio de um requerimento pela retirada da proposta, mas o plenário rejeitou o pedido. Por 216 votos a favor, 38 contrários e 11 abstenções, os parlamentares mantiveram em pauta a proposta da oposição.
Com a criação da comissão, deputados deverão viajar à Holanda para acompanhar a investigação de denúncias relacionadas a irregularidades na Petrobras.
Ministros da Justiça e da CGU vão à Câmara para falar sobre denúncias
Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, deverão comparecer hoje (12) à Câmara dos Deputados para falar sobre a investigação de denúncias de que funcionários da Petrobras receberam propina de uma empresa holandesa.
De acordo com o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no início da tarde, Cardozo e Hage deverão ir ao gabinete da presidência para conversar com os líderes partidários. "Amanhã virão aqui para uma conversa com o presidente [Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)] e com os líderes da base e da oposição que quiserem [comparecer], os ministros da Justiça e da CGU, exatamente para relatar quais são as iniciativas que o governo está tomando, inclusive no plano internacional", explicou Chinaglia.
A denúncia acusa empregados da empresa que, supostamente, receberam propina da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas.
Fale Conosco
22