E&P

Deputado denuncia sonegação da Shell

Valor Econômico
07/10/2005 03:00
Visualizações: 280

O deputado federal Luciano Zica (PT-SP) está requerendo informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre o controle do órgão sobre a produção da Shell nos campos de Bijupirá-Salema, na bacia de Campos. Ele disse ter recebido denúncia de que a Shell estaria contabilizando produção menor do que a efetiva, que estaria sendo exportada sem o pagamento de impostos.

"Não estou afirmando que a denúncia é verdadeira", frisou Zica, explicando depois que a suspeita foi relatada por trabalhadores "de dentro da Petrobras". Segundo Zica, a petroleira anglo-holandesa produz cerca de 60 mil barris por dia e estaria exportando, de fato, 100 mil barris/dia. Um dos indícios que levaram à suspeita, ainda segundo Zica, é a grande movimentação de embarcação em torno da plataforma de produção, supostamente incompatível com o volume de produção declarado.

Procurada pelo Valor, a Shell não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição. Já o diretor de exploração e exploração da Petrobras, Guilherme Estrella, não acredita que a Shell esteja adotando esse tipo de prática. Ele explicou que existe uma medição freqüente da vazão dos poços produtores de petróleo na bacia de Campos, o que é feito através de equipamentos eletrônicos. A Petrobras é sócia minoritária da Shell no campo, com 20% de participação. Bijupirá Salema foi descoberto pela Petrobras ainda na gestão do presidente Joel Rennó e Zica também disse que pretende investigar em que termos foi negociada a venda desse ativo, que depois acabou sob o controle da Shell.

Zica e Estrella participaram ontem de um seminário promovido pelo Instituto de Mudanças Globais da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para discutir a crise internacional e a política nacional de energia, do qual também participaram Luiz Pinguelli Rosa, professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe e ex-presidente da Eletrobrás, e o presidente e o diretor da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira. E não faltaram críticas à política energética brasileira.

Na mesa, quase todos se manifestaram contra a realização da Sétima Rodada de Licitações da ANP, e a exportação de petróleo por empresas estrangeiras volta à tona. Zica também é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de nº 410, propondo a alteração do artigo 176 da Constituição. A proposta foi aprovada em junho de 2005 e obteve 198 assinaturas. O objetivo, na prática, é tornar propriedade da União, "as jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica", que hoje pertencem às empresas concessionárias.

"Vão me chamar de atrasado, de índio boliviano, mas acho que precisamos discutir a questão", defendeu Zica, admitindo entretanto que "sem uma ampla discussão nacional ela não terá nenhuma chance de ser aprovada".Guilherme Estrella disse ontem que ainda não tinha avaliado os efeitos, para a Petrobras, da minuta do projeto de lei regulamento o setor de gás natural elaborada pelo do governo federal. Mas um dos dos pontos que ele considerou "estranho" foi a permissão para utilização comum de Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGNs) e outras instalações. Entretanto, o diretor da Petrobras explicou que pediu informações de sua área técnica porque a estatal tem atualmente uma grande concentração de projetos na área de gás estando "no limiar" de grandes investimentos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.