Oportunidade

Demanda por profissionais de tecnologia cresce após coronavírus

Redação/Assessoria
02/06/2020 16:36
Visualizações: 320

A pandemia causada pelo coronavírus tem impactado diretamente a economia e o mercado de trabalho, o que fez com que a demanda por profissionais da tecnologia fosse impulsionada nos últimos meses. Se a área já tinha boas previsões de crescimento nos últimos três anos, com o surgimento de novas funções, cursos e especializações, o movimento se intensificou.

Uma das maiores empresas em serviços e aplicações para a nuvem, a Claranet viu a demanda por especialistas em nuvem, dados, desenvolvedores, arquitetos de soluções de várias ferramentas, técnicos, gerentes de projetos e os que possuem habilidades de implementação de sistemas, crescer 15%. De acordo com Tâmara Costa, Diretora de recursos humanos na Claranet Brasil, a maior procura diante do cenário atual é por projetos, arquitetura, Big Data e comportamento de mercado. "Quando a gente pensa em tecnologia, as coisas mudam muito rápido e as necessidades também. Buscamos ter as pessoas certas no lugar certo. É mais do que desenvolver, mas influenciar e resolver problemas", pontua.

Institucional

Uma pesquisa realizada pela Spring Professional, mostrou que as companhias de tecnologia são as que mais permaneceram com o ritmo de contratações pré-pandemia, totalizando mais de 23%. Na lista de profissionais mais requisitados para esse momento, de acordo com a PageGroup, entram o líder de cibersegurança, devido à sua capacidade de encabeçar a área de segurança da informação, atuando na implementação de políticas, acesso e ferramentas estratégicas para proteção de dados da empresa. E o especialista em cloud, pois elabora soluções de arquitetura e infraestrutura de TI na nuvem, sempre levando em conta a segurança, acessibilidade e flexibilidade.

"Este profissional é diferenciado no mercado, pois exige expertise específica para a sua atuação. É essencial que as habilidades estejam de acordo com as necessidades das empresas para o atual momento, que são muitas e desafiadoras. O serviço de cloud está cada vez mais em alta no mercado e as empresas estão olhando com bons olhos", garante a executiva.

O mercado aquecido faz com que as preocupações estejam voltadas também para a retenção desses profissionais, já que muitas empresas estão de olho nos especialistas. "Buscamos oferecer oportunidades internas de especialização, treinamentos, disponibilizamos eventos, e mantemos o nosso foco em pessoas, com o objetivo de engajar e valorizar esses profissionais", finaliza Tâmara.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13