Internacional

Demanda por petróleo terá menor alta desde 2011

Redação/Boletim SCA
14/02/2020 11:05
Demanda por petróleo terá menor alta desde 2011 Imagem: Divulgação Visualizações: 1216

A demanda por petróleo deverá crescer neste ano à menor taxa anual desde 2011, devido à epidemia do coronavírus, que está afetando o consumo chinês e a economia mundial. É o que diz a Agência Internacional de Energia (AIE).

Uma contração trimestral na demanda por petróleo, que seria a primeira desde a crise financeira mundial de 2008-2009, deverá levar a um crescimento anual mais fraco - uma queda de 30% em relação às estimativas anteriores.

No seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, a AIE, sediado em Paris, estimou que a demanda em 2020 crescerá em 825 mil barris/dia, contra a estimativa inicial de 1,2 milhão de barris/dia.

"As consequências do Covid-19 [o coronavírus] para a demanda mundial de petróleo serão significativas", disse ontem a AIE.

Na China, o maior importador global de petróleo, milhões de pessoas estão de quarentena, transporte e serviços estão paralisados e a atividade industrial sofreu um duro golpe. "A crise está em andamento e neste estágio é difícil precisar seu impacto", disse a AIE.

Mas há "poucas dúvidas", acrescentou, de que os efeitos sobre a economia e a demanda por petróleo serão bem maiores que os do surto de sars em 2003, em razão da maneira como a China se integrou à economia mundial. No ano passado, o país respondeu por mais de três quartos do crescimento da demanda mundial por petróleo.

O golpe nos preços do petróleo já é grande, e produtores globais estão discutindo se adotam ações conjuntas. O preço do petróleo do tipo Brent caiu do patamar de quase US$ 69 o barril, em janeiro, para cerca de US$ 56 ontem.

Antes do surto, os países exportadores de petróleo já se mostravam preocupados com uma oferta excessiva no primeiro semestre de 2020, por causa do aumento da produção nos EUA, Brasil, Canadá e Noruega, que iria superar a produção dos países da Opep.

As novas estimativas sugerem que esse excesso poderá ser ainda maior, apesar do corte de produção de 1,7 milhão de barris/dia acertado pela Opep e aliados e que vigora desde o começo do ano.

A AIE disse que, neste primeiro trimestre, o mundo necessitaria de apenas 27,2 milhões de barris/dia dos países da Opep - bem menos que a produção de janeiro do cartel, de 28,9 milhões de barris.

Um conselho consultivo da Opep concluiu na semana passada que os produtores deverão fazer um corte na oferta de 2,7 milhões de barris/dia no primeiro semestre de 2020. Cortes maiores ainda exigiriam o apoio da Rússia, que faz parte de uma aliança petrolífera mais ampla e que até agora vem relutando em aceitar novas reduções.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.