Rio+20

Defesa da hidreletricidade faz contraponto na Rio+20

O diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, e o superintendente ajunto de Engenharia da Itaipu Binacional, Jorge Habib Hanna El Khouri, engrossaram ontem (19), na Rio+20, no Forte de Copacabana, o coro em defesa do uso da hidreletricidade na matriz energética brasileira.

Redação
20/06/2012 14:01
Visualizações: 557
O diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, e o superintendente ajunto de Engenharia da Itaipu Binacional, Jorge Habib Hanna El Khouri, engrossaram ontem (19), na Rio+20, no Forte de Copacabana, o coro em defesa do uso da hidreletricidade na matriz energética brasileira.
 
 
“Qualquer país que busca a soberania não pode abrir mão, em hipótese alguma, de sua segurança energética. Temos que diversificar, mas respeitando a nossa vocação natural que, no caso do Brasil, é a hidroeletricidade”, disse Habib.
 
 
Ele ressaltou ainda a importância de se ter políticas públicas para diminuir o desperdício de energia, como forma de respeitar o que a natureza proporcionou.
 
 
No mesmo evento, representantes das federações de industriais Fiesp e Firjan, num debate sobre energia,  haviam feito a mesma defesa. A matriz energética brasileira é 85% composta de hidreletricidade, considerada forma limpa e renovável de geração de energia.
 
 
Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Unido, Eletrobras, Itaipu Binacional e União das Indústrias de Cana de Açúcar (Unica), o seminário abordou a importância das energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
 
 
 
Segundo o gerente do Departamento de Infraestrutura da Fiesp, Roberto Moussallen, a energia hidrelétrica é uma fonte que oferece três pilares importantes para o desenvolvimento: segurança energética, baixa emissão de gases do efeito estufa e baixo custo de geração.

 
 
“É uma fonte de energia muito importante, sobretudo para países que ainda têm grande potencial de aproveitamento, principalmente na América do Sul, na África e na Ásia”, afirmou Moussallen.
 
 
O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, destacou o papel social e ambiental das hidrelétricas para o desenvolvimento sustentável. E citou como exemplo o Programa Cultivando Água Boa (CAB), que ampliou a sua atuação para além do seu reservatório.

 
O Cultivando Água Boa tem como metodologia utilizar a educação ambiental e o sistema de parcerias para solucionar os passivos ambientais dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.  “É uma proposta simples, que envolve toda a comunidade”.  O programa atinge um milhão de pessoas direta e indiretamente.
 
 
Outro ponto forte do programa é o apoio de Itaipu aos produtores rurais, localizados da Bacia do Paraná 3, na recomposição da mata ciliar de suas propriedades, num total de 1.320 quilômetros. Em torno do reservatório, a Itaipu já plantou 46 milhões de árvores. A empresa também incentiva a agricultura familiar e orgânica, o uso de plantas medicinais e a sustentabilidade de comunidades indígenas, pescadores e catadores de materiais recicláveis.

 
 
Plantio direto
 
 
O diretor de Geração da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza, elogiou a política ambiental da Itaipu.  E usou como exemplo o incentivo ao plantio direto, que contém a erosão do solo e aumenta a vazão do reservatório, elevando, inclusive, a condição de geração de energia.
 
 
“O lago de uma hidrelétrica é uma fonte de vida. Ele produz energia elétrica, facilita o transporte fluvial, permite a aquicultura, a irrigação, novas fontes permanentes de água potável, o lazer e o turismo”, afirmou. Várias ações de Itaipu na área ambiental serviram de âncora para o projeto de Belo Monte.
 
 
Também participaram do debate Claude Nahon, vice-presidente para Desenvolvimento Sustentável da EDF, e Paolo Frankl, chefe de Energias Renováveis da AEI Energy. Eles apresentaram as ações desenvolvidas na área de energias renováveis, em especial os investimentos que estão sendo feitos para ampliar a produção hidrelétrica de energia.


Luz que se renova

 
Cerca de 85% da energia que abastece nossas casas, nosso ambiente de trabalho e lugares públicos vem de fontes renováveis.
 
 
Essa eletricidade é gerada a partir de recursos que se renovam naturalmente. A energia hidráulica é renovável porque a água (quando bem cuidada) é um recurso que não se esgota.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23