Empreendimento englobará setores como o de TI e nanotecnologia.
Ascom Agência Fapesp
O governador Geraldo Alckmin assina nesta quarta-feira (2) o decreto que institui a gestão do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. A cerimônia de assinatura terá início às 18h30 no Núcleo do novo empreendimento, em Jaguaré, na capital paulista.
Credenciado em 2009 no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que integra o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, o Parque Tecnológico englobará setores como o de Tecnologia da Informação (TI), nanotecnologia, acessibilidade, entre outros. O objetivo é promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica nas áreas abrangidas, estimulando e dando suporte à cooperação entre instituições de pesquisas, universidades e empresas.
O empreendimento está instalado na zona Oeste da capital paulista, compondo o maior polo de ciência e tecnologia da América Latina, junto à Universidade de São Paulo (USP), ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ao Instituto Butantan e ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
O terreno em que está o núcleo central do parque pertence ao estado, e tem área de aproximadamente 46 mil metros quadrados (m²). O prédio construído tem 6 mil m² e conta com instalações para abrigar empresas, centros de inovação, escritórios de entidades financiadoras de projetos, serviços de administração e de apoio e áreas para eventos, com auditórios e espaços para exposições.
O governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, será o responsável pela gestão inicial do empreendimento, que contou com investimento público de R$ 17 milhões nas obras de implantação.
Além do governador, também devem aprticipar da cerimônia de assinatura do decreto o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves Filho; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cintra; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer; o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, José Arana Varela, entre outras autoridades.
Fale Conosco