Biodiesel

Custo alto é entrave

Diário do Nordeste - CE
25/09/2008 04:45
Visualizações: 926

O alto custo do biodiesel ainda é um dos principais entraves brasileiros para a produção deste combutível. ´O Brasil tem clima, terra e vontade absolutamente suficientes para ser um grande produtor de bioenergia. Seu pioneirismo nesse campo é histórico e inquestionável´, defendeu o professor Luiz Augusto Horta Nogueira, do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), de Minas Gerais. ele foi um dos debatedores da mesa redonda As Questões Tecnológicas do Biodiesel realizada ontem, na Universidade de Fortaleza (Unifor), realizada ontem durante o 7º Congresso Internacional sobre Gestão Distribuída e Energia no Meio Rural - Agrener GD 2008.

 

Horta lembrou que apesar de estar funcionando no Brasil, sendo misturado a outros combustíveis, o biodiesel ainda tem um preço alto, em torno de R$ 2 bilhões por ano. ´É preciso repensar o programa do governo para que ele justifique os benefícios sociais e ambientais. Nesse sentido, a revisão que o governo pretende fazer é positiva´, afirmou o professor.

 

Ele acrescentou que a matéria-prima também ainda é um problema a resolver. ´A soja não traz o benefício esperado e a mamona tem um valor de mercado muito alto para ser queimada´, afirmou.

 

O problema, segundo ele, tem como maior obstáculo a desinformação. ´Falam do pinhão manso e da utilização de outras plantas na fabricação do biodiesel, mas falta informação sobre a produtividade de cada uma. Essa não só é uma questão tecnológica, mas também econômica e social. Se o objetivo é gerar renda, por que queimar a matéria-prima a qualquer custo?´, questionou.

 

Conhecido como o pai do biodiesel, o engenheiro químico e empresário cearense, Expedito Parente, concorda com a necessidade de reformulação do programa federal em vigor. ´O principal problema do programa é a falta de visão objetiva. O modelo é que está errado. O Brasil é heterogêneo, por isso o programa precisa ser regionalizado. Ele não pode adotar um marco regulatório geral´, explica o cientista, que lembra que o produto tem valores diferentes no Ceará, na Amazônia ou em São Paulo.

 

Sobre a alegação do alto custo do combustível, ele rebate. ´O biodiesel não é só sucedâneo do óleo diesel. Ele tem três missões básicas a cumprir: a primeira é ambiental, na medida que ele diminui o aquecimento global do planeta e as poluições ambientais localizadas. Em segundo lugar, vem sua missão social, com a eliminação da miséria no campo. E em terceiro, tem a questão estratégica, pois não se faz um programa de energia de última hora. Precisamos estar preparados para quando faltar petróleo´.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.