Prominp

Cursos na Bacia de Campos começam nesta segunda

Começam nesta segunda-feira (1), as aulas das primeiras turmas dos cursos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) na Bacia de Campos. Serão quatro turmas, num total de 64 alunos, em cursos da área de hotelaria e construção e montagem, com duração que

Agência Petrobras
01/09/2008 09:19
Visualizações: 360

Começam  nesta segunda-feira (1), as aulas das primeiras turmas dos cursos do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) na Bacia de Campos. Serão quatro turmas, num total de 64 alunos, em cursos da área de hotelaria e construção e montagem, com duração que varia de 80 a 260 horas.

 

Os cursos a iniciarem as atividades são: ajudante de cozinha, cozinheiro e saloneiro, que serão ministrados pelo Senac; e o curso de auxiliar de movimentação de carga, ministrado pelo Senai. Todas as aulas acontecerão em Macaé. Os demais cursos do Prominp para a Bacia de Campos serão iniciados até o fim de outubro, e os alunos classificados na seleção pública para as respectivas turmas serão comunicados através de telegrama sobre local e horário das atividades, bem como documentos a serem apresentados.

 

“Em 2006, com a atuação Prominp na área de capacitação profissional, o Brasil começou uma nova etapa no tocante à indústria nacional. Agora, com os cursos em nível regional, teremos a chance de inserir cada vez mais pessoas no setor de petróleo e gás na Bacia de Campos”, ressalta a coordenadora executiva do Prominp na Bacia de Campos, Eliete Rosado.

 

Entenda como funciona o Prominp

 

O Prominp é um programa criado em 2003 pelo governo federal, realizado em parceria pela Petrobras e instituições empresariais, visando maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior.

 

Entre os projetos do Prominp, destaca-se o Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que surgiu da necessidade de um esforço de formação profissional no país para a preparação de uma massa de trabalhadores que viesse a atender tais demandas.

 

Em 2008, pela primeira vez, os cursos gratuitos oferecidos pelo PNQP chegaram à Bacia de Campos, oferecendo 788 vagas para 19 cursos gratuitos que acontecerão em Campos e Macaé. O processo de seleção pública para preenchimento destas vagas aconteceu em maio deste ano, recebendo 5.221 inscrições efetivadas. Dentre os candidatos, 1.763 foram classificados, devendo iniciar as aulas até o final do ano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23