Economia

Crise nuclear valoriza ações de energia renovável

Folha de S. Paulo
18/03/2011 12:48
Visualizações: 144
Apesar de produzir incertezas no mercado como um todo, a crise nuclear japonesa teve um efeito particular sobre o setor de energia renovável: deu-lhe impulso para continuar em ritmo de crescimento, dizem especialistas.
 
 
Enquanto o S&P 500 (índice da Bolsa de Nova York com as 500 maiores empresas norte-americanas) caiu 1,8% desde a última sexta-feira, o índice da Bloomberg New Energy Finance, que congrega cem empresas de energia renovável, acumulou alta de 5,1%.


"O efeito será positivo e vai durar. Programas nucleares dos países serão questionados e haverá menos disposição para pôr a reputação em risco. As ações vão voltar a subir nos próximos anos", diz Ted Franks, analista sênior do WHEB, um dos maiores fundos "verdes" de investimento do Reino Unido.


De Alemanha e Itália a Suíça e Finlândia, a Europa tem questionado a energia de fonte nuclear. A chanceler alemã, Ângela Merkel, por exemplo, anunciou o fechamento temporário das sete usinas do país e enfatizou a necessidade de "atingir a era da energia renovável o mais rápido possível".


O ano passado foi ruim para o setor no mercado acionário, principalmente devido à superoferta de equipamentos, enquanto a Europa amargava crise. Mas, desde o fim do ano, o índice da Bloomberg vem subindo na direção do patamar de 2009 -ainda menor que o pré-crise, quando foi a US$ 450. Ontem, fechou em US$ 221.


"A demanda voltou a crescer, e quem tinha superoferta já procura mercados novos, como os emergentes", afirma Gabriela Oliveira, da Bloomberg New Energy Finance.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19