acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Asfalto

Criado instituto para pavimentação asfáltica em todo país

25/11/2009 | 09h24

Criado a partir de uma parceria inédita entre a Petrobras, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA) e a Associação Nacional de Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), o Instituto Pavimentar surge com a missão de implementar no Brasil um programa de capacitação e qualificação técnica em pavimentação asfáltica. O protocolo de intenções foi assinado por representantes das instituições parceiras segunda (23/11), em cerimônia realizada em Brasília.

 

Além de treinar e qualificar mão de obra, o objetivo do projeto é difundir tecnologia e incentivar a pesquisa aplicada em asfalto no país. Para isso, o Instituto Pavimentar contará com o apoio técnico da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), firmando-se como uma estrutura permanente de gestão e de processos de disseminação de conhecimentos técnicos, práticos e teóricos em pavimentação asfáltica, que vão desde a utilização de materiais ao manejo e funcionamento de máquinas e equipamentos. O Instituto será gerido por um grupo de trabalho formado por representantes das organizações idealizadoras do projeto.

 

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, destacou na cerimônia que a Petrobras tem hoje um importante programa de qualificação de pessoas e de empresas, para atender às necessidades dos próximos anos. Trata-se do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) que prevê a capacitação, até 2020, de cerca de 230 mil pessoas. “Estamos criando hoje o nosso Prominp do asfalto. Porque nós vamos qualificar pessoas, processos e procedimentos para que tenhamos obras de qualidade, planejadas e com custos adequados”.

 

Visando permitir a avaliação e o ajuste de diversos aspectos do Instituto Pavimentar, que será implementado de forma ampla em todo o Brasil, e de transferir conhecimento em tempo hábil diante da grande demanda de obras  prevista para 2010, foi elaborado um projeto piloto formado por dois módulos de capacitação de mão-de-obra de níveis básico e técnico, que serão ministrados nas cidades de Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG). Os cursos serão gratuitos, com vagas limitadas, e as inscrições já podem ser feitas pelo e-mail aneorbsb@aneor.com.br

 

Em Cuiabá, os cursos serão oferecidos de 30 de novembro a 4 de dezembro e em Belo Horizonte, entre os dias 14 e 18 de dezembro. As aulas acontecerão nas instalações do SEST/SENAT – CNT das duas cidades, das 8h às 17h, e contará com visitas técnicas a usina e laboratório de asfalto.



Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar