BNamericas
A petroleira norte-americana ChevronTexaco aumentará gradualmente no quarto trimestre a produção de seu projeto de melhoramento de óleo pesado Hamaca na Venezuela, depois de haver concluído, recentemente, a construção "segundo o programado", informou a companhia, na quarta-feira (25/08) em comunicado.
O sistema de melhoramento atualmente produz 120 mil barris por dia de petróleo sintético, mas tem a capacidade de produzir 180 mil barris/dia a partir de uma matéria prima de 190 mil barris diários de petróleo extra pesado proveniente do Faixa do Orinoco.
A ChevronTexaco é dona de 30% do projeto Hamaca, avaliado em US$ 3,8 bilhões, a ConocoPhillips detém outros 30% e a petroleira estatal venezuelana PDVSA é proprietária dos 40% restantes. Os sócios trabalham através do agente operador Petroleira Ameriven.
O término da construção "dá respaldo à nossa estratégia upstream chave, de maximizar e elevar o valor do nosso negócio base, e chega em um momento importante, quando a demanda mundial de energia está crescento", afirmou o presidente da ChevronTexaco Overseas Petroleum, George Kirkland, no comunicado.
"O projeto Hamaca e a Venezuela em geral estão bem posicionados para ser constribuintes confiáveis de longo prazo para satisfazer esta demanda", concluiu.
Fale Conosco
22