Suape

Crescimento põe cursos de Engenharia em alta

<P>O crescimento do Porto de Suape fez com que as Engenharias se tornassem algumas das carreiras mais promissoras para os próximos anos em Pernambuco. Os fatores econômicos e mercadológicos têm um peso determinante na hora da escolha da profissão, porque em algumas carreiras há mais chances de...

pe360graus.com - Recife
08/08/2008 00:00
Visualizações: 301 (0) (0) (0) (0)

O crescimento do Porto de Suape fez com que as Engenharias se tornassem algumas das carreiras mais promissoras para os próximos anos em Pernambuco. Os fatores econômicos e mercadológicos têm um peso determinante na hora da escolha da profissão, porque em algumas carreiras há mais chances de se conseguir um emprego depois da faculdade.

Temos o estaleiro, a refinaria e várias empresas de grande porte se estabelecendo em Suape. Além disso, muitas empresas de médio porte aparecem em função das maiores, formando uma cadeia de crescimento, aponta Inaldo Campelo, superintendente de Gestão Patrimonial e Fundiária do Complexo Industrial de Suape. Segundo ele, carreiras que vinham em baixa cresceram vertiginosamente, a exemplo de Engenharia Civil.

São muitas construções, e o mercado precisa de profissionais. Muitos são requisitados quando deixam os bancos da faculdade, comentou. Segundo Inaldo, além da Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Eletrônica também estão em alta. Há ainda a Engenharia de Planejamento e o recém-criado curso de Engenharia Naval, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esse, com certeza, vai empregar muita gente em Suape, disse.

Segundo Inaldo Campelo, não é somente de Engenharia que Suape precisa. Várias outras áreas vêm sendo procuradas com freqüência em razão das empresas que chegam, a exemplo de Assessoria Jurídica, Medicina do Trabalho, Contabilidade, Administração e Economia. Nenhum profissional, porém, é tão procurado quanto o da área de logística, completa.

Eduardo de Paiva Moura, 18 anos, foi aprovado no vestibular de Engenharia Civil em 2007. Ele está no segundo período, na Universidade de Pernambuco (UPE), e conta que a escolha partiu do gosto que tem por matérias exatas e pelo mercado promissor da área.

A psicóloga Sandra Gusmão alerta que também não adianta escolher o curso em função da baixa concorrência nem pelo favorável estado do mercado. As carreiras que estão em um bom momento hoje podem não estar nas mesmas condições depois que o estudante se formar, aponta.

Confesso que entrei no curso porque tinha mais vagas que outras Engenharias, mas tomei gosto e percebi que o mercado para mim é bastante amplo, diz Eduardo, que já foi a Suape com a faculdade e disse ter se deslumbrado com as possibilidades para sua carreira.

PETROBRAS

A chegada da refinaria Abreu e Lima, em Suape, é mais um impulso para a carreira de engenheiro. Segundo João de Aquino, diretor industrial da obra da Petrobras, uma plataforma para funcionar precisa de ter, em média, 45 engenheiros químicos, 25 mecânicos e outros engenheiros. Segundo ele, o mais importante para quem está estudando é ter uma boa formação acadêmica.

Para ser funcionário da Petrobras não é preciso ter experiência --quem entra na empresa passa um por um treinamento que pode durar um ano. Só queremos que o candidato tenha boa formação e seja competente, alertou João, lembrando que pouco adianta escolher a carreira de engenheiro se a pessoa não tiver gosto pela área.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22