Energia Eólica

CPFL Renováveis inicia antecipadamente a operação da PCH Mata Velha

Companhia conclui com mais de um ano e meio de antecedência a entrega da PCH em MG e começa a operar seu maior complexo eólico com a entrada dos primeiros aerogeradores em operação.

Assessoria/Redação
09/05/2016 18:50
Visualizações: 513

A CPFL Energias Renováveis S.A. (CPRE3), maior geradora de energia do Brasil a partir de fontes alternativas, anuncia o início das operações comerciais dos primeiros aerogeradores do complexo eólico Campo dos Ventos e São Benedito, negociado no mercado livre, e antecipa a entrega da pequena central hidrelétrica (PCH) Mata Velha, em mais de um ano e meio.

Em 2015, o modelo de gestão assertivo possibilitou a entrega do parque eólico Morro dos Ventos II com oito meses de antecedência, o que permitiu vender a energia no mercado livre até o início do suprimento do contrato. A mesma estratégia foi utilizada para a PCH Mata Velha.

Mais uma vez, a companhia listada no Novo Mercado da BM&FBovespa, o mais alto segmento de governança corporativa, chancela sua estratégia guiada pela eficiência operacional e busca por resultados assertivos em todas as fases de seus projetos. “A companhia preza pelo crescimento com disciplina financeira, que lhe permite crescer mesmo em cenários mais desafiadores e entregar seus projetos dentro do orçamento e do prazo”, afirma André Dorf, diretor presidente da CPFL Renováveis.

PCH Mata Velha

Localizada no município de Unaí (MG), a usina totaliza 24,0 MW de capacidade (suficiente para abastecer uma cidade de 60 mil habitantes), com garantia física de 13,1 MWm. O projeto, que será entregue com um ano e oito meses de antecedência em relação à data prevista, foi comercializado no leilão A-5, em agosto de 2013, com data de início de fornecimento a partir de janeiro de 2018.

Com a antecipação da obra, a Companhia assinou um contrato bilateral para venda de energia no mercado livre até o final de dezembro de 2017, quando se dará o início do fornecimento do contrato do A-5 2013, garantindo um retorno ainda mais atrativo para o projeto.

A PCH Mata Velha gerou mais de 1.400 empregos diretos e indiretos durante a obra.

Complexos eólicos Campo dos Ventos e São Benedito

Em maio, também começam a operar as primeiras máquinas dos complexos cólicos Campo dos Ventos e São Benedito, localizados no Rio Grande do Norte.

Os dois complexos somam 231,0 MW de capacidade instalada e contarão com 110 torres eólicas. Os complexos, uma vez em operação, terão o maior fator de capacidade de fonte eólica da Companhia, 58,5%, de acordo com a mediação certificada a P50 (estimativa que indica que há 50% de probabilidade da produção real de energia no longo prazo ser acima deste valor).

A CPFL Renováveis comercializou a energia no mercado livre, com a CPFL Brasil, em contratos de longo prazo. Com a compra desse volume, a comercializadora amplia sua liquidez para firmar novos contratos de venda de energia para os clientes livres especiais, nicho do mercado livre que apresenta o maior potencial de crescimento neste momento.

A entrada em operação desses complexos será gradual, sendo que a previsão de término das obras é em dezembro. Os projetos são financiados pelo BNDES, sendo os primeiros projetos de mercado livre da Companhia que conseguiram o financiamento na modalidade de project finance, modalidade mais adequada para projetos de energia no Brasil.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19