Energia

CPFL Renováveis anuncia primeira termelétrica a biomassa no Paraná

Essa é a segunda parceria da empresa para desenvolvimento, construção e operação de uma usina termelétrica a biomassa. O contrato foi firmado com a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda, e o empreendimento será localizado no município de São Carlos do Ivaí, visando a pr

CPFL
03/08/2011 13:08
Visualizações: 360
Em menos de uma semana, a ERSA/CPFL Renováveis firmou sua segunda parceria para desenvolvimento, construção e operação de uma usina termelétrica a biomassa. O contrato foi firmado com a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda, e o empreendimento será localizado no município de São Carlos do Ivaí, no Paraná, visando a produção de energia elétrica e vapor d’água para o autoconsumo da usina e a venda da energia excedente pela sociedade controlada.

Há uma semana, a empresa anunciou investimentos de R$ 156 milhões na UTE Alvorada, também uma parceria, dessa vez com a Usina Alvorada Álcool e Açúcar, em Minas Gerais.

A potência instalada da UTE Coopcana será de 50 MW, dos quais 18 MW médios serão exportados como excedente. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 155 milhões e sua entrada em operação comercial está prevista para o primeiro trimestre de 2013, com início das obras em 2012.

A ERSA e a CPFL Energia comunicaram em abril a associação dos seus ativos de geração a partir de fontes renováveis (UTEs a biomassa, PCHs e parques eólicos) e a criação da CPFL Renováveis, operação que atualmente está em fase finalização. Com a associação, a UTE Coopcana será a sétima usina termelétrica a biomassa do grupo e a primeira no Paraná.

A primeira delas, a UTE Baldin (45MW), foi inaugurada em 2010. Além dela, a CPFL deve colocar em operação ainda em 2011 três outras unidades: UTE Bio Buriti (50 MW), UTE Bio Ipê (25 MW) e UTE Bio Formosa (40 MW). Em 2012, entrará em operação a UTE Bio Pedra, que acrescentará outros 70 MW à potência instalada do grupo; e no ano seguinte, a UTE Alvorada, com seus 50 MW.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19