<P>O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que está buscando apoio dos Ministérios da Fazenda e dos Transportes para o Fundo de Marinha Mercante (FMM), cujos recursos são oriundos da taxa de arrecadação d...
Monitor MercantilO presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que está buscando apoio dos Ministérios da Fazenda e dos Transportes para o Fundo de Marinha Mercante (FMM), cujos recursos são oriundos da taxa de arrecadação de afretamento. Vamos equacionar isso. O Fundo da Marinha Mercante é muito importante e precisa apoiar o setor, prometeu Coutinho.
Ele admitiu, entretanto, que há no momento uma sobrecarga de demanda por financiamentos do BNDES na área do petróleo, o que retardou um pouco o questão do FMM. A diretora do FMM, Débora Martins Teixeira, disse à Agência Brasil que o fundo já tem contratados até 2010 cerca de R$ 9 bilhões para obras da indústria naval consideradas prioritárias pelo Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante. E acrescentou que haveria, ao final desse período, um saldo em torno de R$ 400 milhões.
O que os ministérios estão tentando é uma forma de aumentar o fluxo de recursos para o fundo, em função da crescente demanda do setor. Ela salientou, contudo, que o fundo não está sem recursos.
Fale Conosco
21