Negócios

Cosan e Shell deverão unir operações a partir de abril

Valor Econômico
05/01/2011 11:35
Visualizações: 452 (0) (0) (0) (0)
A joint venture formada entre Cosane Shellpara a criação da terceira maior distribuidora de combustíveis do Brasil deverá ter o início de suas operações a partir de abril, apurou o Valor. Ontem, a companhia informou ao mercado que recebeu a liberação incondicional da Comissão Europeia para a formação da parceria.


Esse aval era considerado extremamente importante para que as duas companhias pudessem formalizar a união, anunciada em fevereiro de 2010. A joint venture ainda está em análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que não suspende o início da integração das empresas, informou a Cosan por meio de um comunicado.


A expectativa é de que as duas empresas finalizem esse processo até o fim do primeiro semestre. Fontes familiarizadas com a operação afirmaram que o processo está adiantado e que a operação conjunta deverá ter início a partir de abril.


A companhia contratou o executivo Luís Rapparini, ex-Souza Cruz, para o cargo de principal executivo financeiro (CFO, Chief Financial Officer, na sigla em inglês), da nova empresa. A distribuidora vai ser comandada pelo ex-presidente da Shell no Brasil, o executivo Vasco Dias.


Nos próximos meses, a Cosan se prepara para ocupar um novo prédio não muito longe de sua atual sede, na Itaim (capital paulista). Esse mesmo edifício abrigará os executivos da parceria.


A mudança de endereço, que deverá comportar o novo tamanho do grupo, também é simbólica: significa uma nova etapa da companhia, que diversificou seus negócios nos últimos cinco anos, não se limitando a sua principal atividade, a produção de açúcar e álcool, para se tornar uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país (atrás da BR Distribuidora, da Petrobras, e grupo Ultra), e diversificando sua atuação, com negócios no segmento de terras, logística e varejo. Em 2008, a companhia adquiriu os ativos da Esso, que pertenciam à inglesa ExxonMobil, marcando sua estreia nesse segmento. A expectativa é de que a marca Esso desapareça e prevaleça o nome Shell nos postos.


A nova empresa formada a partir da joint venture poderá abrir capital no futuro, mas ainda não há planos nesse sentido no curto prazo, informou a mesma fonte ao Valor. "Isso vai depender da necessidade de captação futura, mas esse assunto ainda nem está em discussão."


A Cosan abriu seu capital no fim de 2005, em 18 de novembro. Desde então seus papéis acumulam valorização de 84,95%, segundo informações do Valor Data. No mesmo período, o índice Ibovespa acumula aumento de 126,19%. Nos últimos 12 meses, as ações do grupo subiram 11,97%, enquanto o Ibovespa teve elevação de 0,39%.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23