Empresas

Cosan assina acordo de compra da Comma Oil and Chemicals Limited

A transação terá um valor inferior a US$ 100 milhões, já incluídos potenciais ajustes. Com o negócio, a empresa passa a ingressar no mercado europeu de lubrificantes e especialidades automotivas. De acordo com o diretor executivo do Grupo Cosan, Nelson Gomes, não haverá redução de pessoal

Redação
01/03/2012 13:48
Visualizações: 160
A Cosan S.A. Indústria e Comércio confirmou a asinatura do contrato de compra e venda com a Esso Petroleum Company (EPCo) para aquisição da Comma Oil and Chemicals Limited (Comma).

A Comma, empresa localizada em Kent, sudeste da Inglaterra, é uma subsidiária e totalmente controlada pela EPCo. A empresa produz e distribui lubrificantes, além de outros produtos automotivos, como anticongelantes, aditivos e coolants, destinados aos mercados do Reino Unido e exportados a alguns países da Europa e Ásia, principalmente sob a marca Comma.

A aquisição inclui os negócios de lubrificantes acabados, fabricação de produtos químicos automotivos e vendas para terceiros; todos os ativos da Comma situados na planta de produção, em Kent, Inglaterra; e as propriedades relacionadas à marca Comma. Adicionalmente, acordos serão assinados para permitir que a Comma continue a distribuir lubrificantes da marca Mobil através de canais específicos no Reino Unido, e também para produzir e distribuir às afiliadas da ExxonMobil sua linha de produtos automotivos. A transação terá um valor inferior a US$ 100 milhões, já incluídos potenciais ajustes.

Durante o período de transição, previsto para ser concluído até o terceiro trimestre deste ano, a Comma continuará operando normalmente. Todos os contratos existentes permanecerão inalterados. Prevê-se também que a companhia continuará a produzir e vender os produtos com a sua marca e de terceiros após a mudança no controle, o que facilitará a entrada da Cosan no mercado europeu de lubrificantes.

A Cosan planeja o crescimento do negócio da Comma, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade para todos os clientes da companhia.

“É um prazer para a Cosan realizar de forma bem sucedida a aquisição de mais este negócio”, diz Nelson Gomes, diretor executivo do Grupo Cosan. “Nós daremos sequência a operação sem falhas da Comma, assegurando os mais altos padrões de serviço ao cliente, gestão e práticas ambientais. Sob a gestão da Cosan, a Comma continuará oferecendo aos clientes automotivos do Reino Unido e aos mercados de exportação, óleos lubrificantes e uma vasta linha de produtos automotivos de alto desempenho”.

Ao mencionar os planos futuros da Cosan, Nelson Gomes afirma que “nos próximos anos, um dos objetivos estratégicos é diversificar e expandir os negócios internacionalmente. Esta aquisição é a primeira operação na Europa, e trará à Cosan, além do acesso ao mercado europeu, o conhecimento e expertise em produzir e distribuir produtos automotivos em outros países”.

Atualmente, 215 funcionários trabalham para Comma. Sobre as intenções da Cosan com relação aos funcionários da companhia, Nelson Gomes comenta que não haverá mudanças. "Dentre os principais fatores que levaram a Cosan a decidir pela compra da Comma estão a qualidade, as habilidades e a expertise de seu pessoal, que demonstrou profissionalismo e compromisso para conquistar excelentes resultados ao longo de muitos anos. Não há planos para qualquer redução do quadro de funcionários como parte da compra. Reconhecemos a força de trabalho existente como um importante ativo e certamente um benefício para os nossos planos de crescimento".
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20