Meio Ambiente

Corais sob risco: estudo aponta que mudança do clima pode inviabilizar regeneração natural de recifes marinhos

Redação/Assessoria
08/04/2019 17:09
Corais sob risco: estudo aponta que mudança do clima pode inviabilizar regeneração natural de recifes marinhos Imagem: Divulgação Visualizações: 1901

O dano causado pela mudança do clima à Grande Barreira de Corais da Austrália pode ter comprometido sua capacidade natural de regeneração, aponta um novo estudo publicado na semana passada pela revista científica Nature.

"O número de agrupamentos de corais na Grande Barreira caiu 89% após uma perda sem precedentes de corais adultos por conta do aquecimento do oceano entre 2016 e 2017, aponta Terry Hughes, diretor do ARC Centre of Excellence for Coral Reef Studies da James Cook University (JCU), na Austrália, e um dos autores do estudo.

A pesquisa calculou quantos corais adultos sobreviveram ao longo do maior sistema de recifes do mundo após estresse causado por ondas de calor, e quantos corais novos foram nasceram para repovoar a Grande Barreira em 2018. A perda de corais adultos resultou em que ruptura no reabastecimento de coral em comparação com os níveis observados em anos que antecederam o branqueamento em massa de corais.

"Nossa análise mostra que a resiliência do recife está severamente comprometida pelo aquecimento global", aponta Andrew Baird, outro coautor do estudo. "Observamos o declínio mais acentuado de regeneração, de cerca de 93%, na espécie Acropora, predominante na Grande Barreira. Os adultos desta espécie fornecem a maior parte do habitar tridimensional de corais que suporta milhares de outras espécies nesse ecossistema".

Até hoje, a Grande Barreira de Corais sofreu quatro episódios de branqueamento em massa decorrente da elevação da temperatura do Oceano Pacífico - em 1998, 2002 e 2016-2017. Cientistas preveem que eventos como esse devem se tornar mais frequentes nas próximas décadas por causa da intensificação do aquecimento global, o que pode prejudicar ainda mais a capacidade regenerativa de corais marinhos.

"Esperamos que os corais se recuperem do episódio de 2016-2017 entre os próximos cinco a dez anos, à medida em que os corais sobreviventes e outros mais jovens atinjam a maturidade reprodutiva, desde que não aconteça outro evento de branqueamento em massa na próxima década", aponta Hughes. No entanto, segundo Morgan Pratchett, coautor do estudo, "é altamente improvável" que possamos escapar de um novo evento na próxima década. "Costumávamos pensar que a Grande Barreiras de Corais era grande demais para quebrar - até agora. Mas a escala dos danos severos do calor extremo foi muito superior à capacidade regenerativa dos corais. Para comparar, o branqueamento atingiu uma área de 1,5 mil km".

Para Hughes, só existe uma maneira para que esse processo seja impedido. "Precisamos resolver a causa principal do aquecimento global, que é a emissão de gases de efeito estufa que resultam na elevação da temperatura média do planeta e na intensificação de eventos climáticos extremos, como ondas de calor", conclui.

O artigo está disponível no site na Nature pelo link https://www.nature.com/articles/s41586-019-1081-y

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.