Pesquisa

Coppe lança grupo de trabalho para explosões em vazamentos de gás

Iniciativa foi anunciada durante o 1º Seminário de Segurança Aplicada a Projetos de Exploração e Produção de Petróleo e conta com a participação da Petrobras e empresas do Brasil e do exterior.


06/04/2006 00:00
Visualizações: 1632

O Programa de Engenharia Naval e Oceânica da Coppe/UFRJ anunciou nesta quinta-feira (6/4) a criação de um grupo de trabalho especializado em projetos de prevenção a incêndios e explosões em vazamentos de gás em sistemas offshore. A informação foi divulgada pelo coordenador acadêmico do curso de pós-graduação em Segurança Aplicada aos Projetos em E&P (Sapep) da Coppe/UFRJ, José Márcio Vasconcellos, durante o 1º Seminário de Segurança Aplicada a Projetos de Exploração e Produção de Petróleo, realizado na Ilha do Fundão.

Além da instituição acadêmica e empresas privadas brasileiras, fazem parte do grupo de trabalho o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, a Imbel e a norueguesa Gexcon, especializada em análise de explosão. Segundo o professor, a iniciativa faz parte da parceria iniciada com a Petrobras em junho de 2004, quando foi criado o curso de pós-graduação Sapep a partir de lacunas de mão-de-obra identificadas pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp). “Quando fomos convidados para fazer o curso, a idéia era que a Coppe também criasse um grupo de pesquisa em segurança offshore e é isso que nós estamos fazendo”, disse Vasconcellos.

O coordenador acadêmico do Sapep informou que a primeira reunião do grupo deverá ser feita em maio para o levantamento inicial de recursos e a programação dos dois primeiros anos. O plano é apresentar ainda neste ano um projeto a ser financiado pelo CT-Petro, fundo setorial de petróleo e gás administrado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O curso de pós-graduação latu sensu Sapep já formou mais de 50 alunos e já está com inscrições abertas para a próxima turma, a ser fechada em agosto. Mais informações podem ser obtidas no site www.oceanica.ufrj.br/SAPEP.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.