Tecnologia e Inovação

Coppe e Petrobras implantarão centro hiperbárico

O centro terá aproximadamente 850 metros quadrados de área construída e contará com duas câmaras hiperbáricas capazes de simular ambientes marinhos de até 13 mil metros de profundidade. Nessas câmaras, serão testados e qualificados os equi

Coppe
02/05/2013 12:35
Visualizações: 1457
A Coppe/ UFRJ terá o maior centro hiperbárico do Brasil voltado para testes em escala real de equipamentos e estruturas de grande porte usadas na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas e ultraprofundas. O centro terá aproximadamente 850 metros quadrados de área construída e contará com duas câmaras hiperbáricas capazes de simular ambientes marinhos de até 13 mil metros de profundidade. Nessas câmaras, serão testados e qualificados os equipamentos a serem utilizados na exploração do pré-sal brasileiro. Fruto de uma parceria entre a Coppe e a Petrobras, o centro hiperbárico tem inauguração prevista para 2016.

Segundo Ilson Paranhos Pasqualino, professor do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe e coordenador do projeto, a instalação possibilitará o desenvolvimento de novos sistemas capazes de suportar as condições adversas do ambiente marinho em águas com lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade.

“O Brasil passará a ser um dos poucos países no mundo a dispor de um centro hiperbárico desse porte voltado para o setor de óleo e gás. Testar os próprios equipamentos que serão instalados no mar torna os resultados ainda mais confiáveis do que os realizados em escala reduzida”, destaca o professor.

Na nova instalação, serão testados equipamentos como válvulas submarinas de grande porte, ferramentas de instalação de equipamentos e módulos de controle submarinos. Além disso, poderão ser desenvolvidas novas técnicas de manutenção e inspeção submarina, conexões especiais e outros equipamentos da área de processamento submarino.

Uma câmara, com 2,65 metros de diâmetro interno e 8 metros de comprimento útil interno, será capaz de gerar pressões de até 6 mil psi (pound-force per square inch - unidade de medida de pressão), similar às que ocorrem em profundidades de 4 mil metros, o que equivale ao peso de 20 toneladas sobre a cabeça de um ser humano. A outra, com 70 centímetros de diâmetro e 7 metros de comprimento, atenderá, principalmente, a empresas que atuarão nos campos do pré-sal. Capaz de produzir pressões de até 20 mil psi (aproximadamente 13,3 mil metros de profundidade), poderá testar e qualificar todos os equipamentos de poços de até 7 mil metros de profundidade.

As câmaras hiperbáricas instaladas no centro serão projetadas no Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe, ao qual o centro estará vinculado. Também serão instaladas no local duas câmaras hiperbáricas que hoje já realizam testes nesse laboratório.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.