Biometano

Copergás e Cigás apostam no crescimento do biometano

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/03/2022 08:28
Copergás e Cigás apostam no crescimento do biometano Imagem: Divulgação Visualizações: 2037

O biometano foi destaque no último dia da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), realizada no Recife de quarta-feira (16) até sexta-feira (18).  O diretor técnico-comercial da Copergás, Fabrício Bomtempo (foto), que participou de mesa de debates sobre o tema na Conferência, disse que o combustível é uma fonte energética renovável capaz de desempenhar importante papel na interiorização do gás natural. O biometano é um combustível produzido a partir do biogás, tendo como matéria-prima resíduos provenientes de aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto, da cana-de-açúcar e de uma série de atividades da agroindústria e da agropecuária.

Além de Fabrício, participaram da mesa Hugo Figueirêdo, presidente da Cegás (concessionária estadual de gás natural do Ceará); Thales Motta, diretor da GNR Fortaleza, produtora de biometano no Ceará, e, de forma virtual, Jussara Tassini, gerente de energia e eficiência energética da Vivo. O evento aconteceu de forma híbrida, com participação presencial e transmissão virtual pelo canal do Youtube da Cirsol.

Para o presidente da Cegás, “ainda temos muitos desafios a vencer, mas muitos já foram vencidos e a situação hoje é bem melhor do que antes”. Ele apresentou a experiência da Cegás com o biometano, que é gerado a partir de resíduos sólidos no Aterro Sanitário Oeste de Caucaia (CE) e distribuído pela Companhia. Já na visão de Thales, “2022 vai ser o ano da virada de chave para o biometano”. Segundo ele, “o setor está vivendo agora situação semelhante a que viveram, alguns anos atrás, a energia eólica e a energia solar”.

Ao falar da situação em Pernambuco, Fabrício Bomtempo apontou dois exemplos onde o biometano pode ser utilizado como aliado da interiorização do gás natural: em Petrolina, no Sertão do S. Francisco, e em Garanhuns, no Agreste Meridional. Nos dois municípios a Copergás tem em execução projetos de Rede Local do gás natural. “Petrolina é uma potência agrícola. Em um futuro próximo podemos ter biometano produzido na cidade a partir de resíduos orgânicos agrícolas. Em Garanhuns, podemos ter o combustível a partir de resíduos da grande atividade pecuária de lá”, explicou ele.

Segundo o diretor técnico-comercial da Copergás, a cadeia do biometano ainda é incipiente no Brasil, e precisa ser incentivada. Deu como exemplo a chamada pública para a aquisição de biometano em Pernambuco, lançada pela Copergás em fevereiro e ainda em andamento. “Nós, como distribuidores e compradores de biometano, precisamos sinalizar para o mercado que temos este interesse e este compromisso com a sustentabilidade, de forma que os potenciais produtores possam se articular no sentido de haver uma integração com as empresas detentoras de tecnologia e com os órgãos de fomento e financiamento desses projetos”, afirmou ele, destacando que é preciso haver articulação entre “todos os elos da cadeia do biometano” – produtores, empresas de tecnologia e compradores.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23