Redação TN Petróleo/Assessoria
A Copergás ampliou a rede de abastecimento do GNV (gás natural veicular) em Pernambuco em 2020, conectando 13 novos postos na Região Metropolitana do Recife e no interior. O crescimento ocorreu apesar de o segmento ter sido um dos mais impactados pelos efeitos da pandemia de Covid-19. Em abril e maio, por exemplo, meses de pico da doença, apenas dois veículos foram convertidos para uso do GNV no Estado – um em cada mês.
O mercado, porém, já está em plena recuperação, e a expansão da rede de postos é essencial para atender ao crescimento da frota de automóveis. Em novembro passado o total de conversões chegou a 867, número superior ao registrado em novembro de 2019, que foi de 860. A frota de veículos com GNV em Pernambuco hoje é de 67.341; em 2019 era de 62.398. Pernambuco conta atualmente com 78 postos com gás natural veicular. Para 2021 a previsão da Copergás é interligar pelo menos mais 15, acompanhando o movimento crescente de expansão do segmento.
À medida que ocorre a retomada das atividades econômicas, cresce a procura pelo GNV. Como se trata de um combustível com alto rendimento e menor preço que os demais, ele é atrativo sobretudo para taxistas, motoristas de aplicativos e particulares que fazem longos percursos diários. É opção também para frotas de empresas e veículos de cargas. A conversão para uso do gás veicular é feita com a instalação de um kit, sem que seja necessário eliminar a utilização do combustível original do automóvel.
Dezembro foi o mês em que a Copergás realizou mais interligações de postos – cinco, ao todo. Um deles foi no município de Tacaimbó, no Agreste, a cerca de 170 km do Recife. Os demais estão localizados na capital e Região Metropolitana, como o Cemopel 1, no bairro recifense das Graças, e o Guarujá, na cidade de Jaboatão dos Guararapes.
Fale Conosco
21