Simpósio com foco no mercado energético, parte do Congresso Analitica Latin America, promovido pela NürnbergMesse Brasil, aborda o controle de qualidade de combustíveis. A apresentação acontece hoje e amanhã, em São Paulo. O fórum de discussão ocorre em paralelo à feira com o mesmo nome e
RedaçãoSimpósio com foco no mercado energético, parte do Congresso Analitica Latin America, promovido pela NürnbergMesse Brasil, aborda o controle de qualidade de combustíveis. A apresentação acontece hoje e amanhã, em São Paulo. O fórum de discussão ocorre em paralelo à feira com o mesmo nome e que apresenta as inovações em tecnologia para laboratórios e análises químicas.
“Atualmente, o tema energia abrange diversos assuntos com forte impacto ambiental, dentre eles os combustíveis renováveis, álcool e biodiesel. O Congresso Analitica Latin America possibilita a troca de experiências e pesquisas da indústria com o meio acadêmico e o debate entre os profissionais sobre as várias tecnologias relacionadas à análise para a busca de combustíveis limpos”, disse Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil.
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia são procedentes de fontes energéticas não-renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam fontes renováveis de energia, como alternativas estratégicas ao petróleo.
“Em um mercado que busca por um padrão de qualidade mundial e estabelecimento de parâmetros que atendam especificações e requisitos ambientais, discutir as evoluções tecnológicas é fundamental”, declara Ligia. A feira e congresso apresentam pesquisas e tendências para que os laboratórios tenham conhecimento dos métodos mais rápidos e precisos nesta área, por exemplo, na detecção de elementos em concentrações cada vez mais baixas.
Hoje, o superintendente de biocombustíveis e de qualidade de produtos da ANP, fará a apresentação “Controle de qualidade de combustíveis e harmonização das especificações para etanol combustível”, juntamente com o Dr. José Felix Silva Junior da Unica.
Célio Pasquini, também do Instituto de Química da Unicamp, apresenta palestra “Novas tecnologias para o controle de qualidade de combustíveis”, amanhã às 10h. Mais detalhes sobre a programação do congresso estão disponíveis em www.analiticanet.com.br.
Fale Conosco
22