Consumo total totalizou 448.293 GWh.
Redação
Apesar de, em 2012, a economia nacional ter crescido, segundo as estimativas do Banco Central, cerca de 1%, o consumo de energia elétrica na rede - isto é, consumo sem autoprodução - fechou o ano com expansão de 3,5%, totalizando 448.293 gigawatts-hora (GWh). Esses são os resultados apurados pela de Pesquisa Energética (EPE) na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgada nesta segunda-feira (28) e da qual participam as principais concessionárias do país.
O crescimento do consumo de energia elétrica em 2012 foi liderado pelos segmentos de comércio e serviços (+7,9%) e residencial (+5,0%), atendidos preponderantemente na baixa tensão (perdas técnicas mais altas).
De acordo com a EPE, o descolamento entre a alta do PIB e o consumo de energia, antes de significar mudanças estruturais definitivas, é próprio de períodos em que a economia cresce menos. Pode ser atribuído a elementos inerciais presentes no comportamento do mercado consumidor, os mesmos que, por outro lado, explicam o fenômeno oposto - o crescimento relativamente menor do consumo em tempos de maior aquecimento da economia.
Fale Conosco