Energia Elétrica

Consumo de energia estabiliza às vésperas do aniversário da crise

O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela maior gestora independente de energia elétrica do país, registrou aumento de 12,64% no consumo de energia em agosto de 2010, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação a julho de 2010, o crescimento foi de 0,15%.

Redação
20/09/2010 15:10
Visualizações: 1265
O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela maior gestora independente de energia elétrica do país, registrou aumento de 12,64% no consumo de energia em agosto de 2010, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação a julho de 2010, o crescimento foi de 0,15%.
 

Esse mês marca um período de dois anos do início da crise econômica global, em setembro de 2008, e os níveis de consumo industrial de energia estão cada vez menos relacionados ao evento. Isso significa que grande parte do crescimento verificado nos últimos meses, conseqüência da retomada no consumo após a queda durante a crise já foi assimilado. Daqui em diante, a manutenção do crescimento é sinal não mais de recuperação, mas, sim, de prosperidade na produção industrial.


O padrão de crescimento no consumo de energia observado pelo Índice Setorial Comerc está em consonância com o Índice de Produção Física de Eletrodomésticos divulgado na Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. As duas curvas do gráfico fazem o comparativo com 2010: uma com o ano passado, 2009, e outra com 2008, período pré-crise econômica global. Em ambas as curvas, a aproximação com o segundo semestre do ano tende a reduzir a variação do Índice.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.