Energia elétrica

Consumo de energia cresce apenas 0,6% em junho

Redação/Assessoria CCEE
05/07/2019 13:52
Visualizações: 195

Dados preliminares de medição dos valores médios coletados entre os dias 1º e 30 de junho indicam crescimento do consumo de energia de apenas 0,6%, alcançando 59.504 MWmédios frente aos 59.175 MWmédios no mesmo período do ano passado. A geração de energia teve um crescimento de 0,9% com 62.228 MWmédios ante 61.660 MWmédios em 2018. 

As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais. 

O Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), apresentou diminuição no consumo de 0,7% em relação a junho de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 1,1%. 

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (como consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), o consumo apresentou aumento de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado – considerando a Migração de cargas. Ao excluir este impacto, o mercado livre registraria retração de 0,6%. 

Os segmentos da indústria avaliados pela CCEE que registraram maior crescimento de consumo foram: transporte (18,7%), saneamento (11,7%) e comércio (11,2%). A expansão desses setores está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre. Ao excluirmos este impacto, verificamos crescimento para os seguintes ramos: têxteis (4,3%), bebidas (2,6%) e metalurgia e produtos de metal (1,9%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19