A carga enviada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em julho para o Sistema Integrado Nacional (SIN) caiu pela quarta vez no ano, para 50.581 megawatts médios, volume 1,5% inferior ao registrado em julho do ano passado. No ano, a queda acumulada é de 1,2%.
Segundo dados preliminares divulgados ontem pelo ONS, a pior queda foi registrada na Região Sul do País, da ordem de 3% na comparação anual, ou 8.354 megawatts médios. A região acumula queda de 0,3% nos sete primeiros meses do ano. Além da redução no ritmo industrial, a região verificou temperaturas mais altas do que em julho de 2008, explicou o ONS.
O subsistema Sudeste e Centro-Oeste, que concentra a maior parte do parque industrial brasileiro e a agroindústria, teve queda de 2% no consumo em julho, para 31.278 megawatts médios. Mas o ONS observou que embora ainda esteja sendo registrado recuo no consumo da região, o resultado é melhor do que o verificado nos últimos meses. A queda no ano é de 1,9%.
"Embora o desempenho da atividade econômica da região, onde se concentra a maior parte das indústrias do País, continue muito impactada pela crise econômica internacional, a carga verificada no mês de julho apresenta sinais de elevação em relação aos meses anteriores", informa o boletim do ONS.
A Região Nordeste foi a única a apresentar alta de consumo de energia ante igual mesmo mês do ano anterior, de 1,7%, levando o consumo de energia acumulado no ano até julho à estabilidade. Na Região Norte o consumo caiu 0,2% no mês passado e no ano o acumulado também mostra estabilidade contra igual período de 2008.