Queda

Consumo de energia cai pela quarta vez

Jornal do Commercio
04/08/2009 06:51
Visualizações: 182 (0) (0) (0) (0)
A carga enviada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em julho para o Sistema Integrado Nacional (SIN) caiu pela quarta vez no ano, para 50.581 megawatts médios, volume 1,5% inferior ao registrado em julho do ano passado. No ano, a queda acumulada é de 1,2%.


Segundo dados preliminares divulgados ontem pelo ONS, a pior queda foi registrada na Região Sul do País, da ordem de 3% na comparação anual, ou 8.354 megawatts médios. A região acumula queda de 0,3% nos sete primeiros meses do ano. Além da redução no ritmo industrial, a região verificou temperaturas mais altas do que em julho de 2008, explicou o ONS.


O subsistema Sudeste e Centro-Oeste, que concentra a maior parte do parque industrial brasileiro e a agroindústria, teve queda de 2% no consumo em julho, para 31.278 megawatts médios. Mas o ONS observou que embora ainda esteja sendo registrado recuo no consumo da região, o resultado é melhor do que o verificado nos últimos meses. A queda no ano é de 1,9%.


"Embora o desempenho da atividade econômica da região, onde se concentra a maior parte das indústrias do País, continue muito impactada pela crise econômica internacional, a carga verificada no mês de julho apresenta sinais de elevação em relação aos meses anteriores", informa o boletim do ONS.


A Região Nordeste foi a única a apresentar alta de consumo de energia ante igual mesmo mês do ano anterior, de 1,7%, levando o consumo de energia acumulado no ano até julho à estabilidade. Na Região Norte o consumo caiu 0,2% no mês passado e no ano o acumulado também mostra estabilidade contra igual período de 2008.
 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22