Mercado

Consumo de aço desacelera, diz WSA

Valor Econômico
13/10/2011 09:50
Visualizações: 781
A demanda mundial de aço vai desacelerar em 2012. Essa é a previsão dos principais fabricantes do setor, divulgada ontem (12), no último dia do congresso anual da World Steel Association (WSA), que reuniu os principais líderes da indústria em Paris, na França. A WSA representa 175 produtores do mundo, os quais respondem por 85% do total do aço fabricado.

De acordo com a nova previsão da WSA, feita pelo Comitê de Estudos Econômicos da entidade, o consumo aparente de aço no próximo ano vai crescer 5,4%, abaixo dos 6,5% previstos para 2011 e bem inferior à recuperação de 15% obtida no ano passado após os efeitos da crise de 2008/2009.

O novo "Short Range Outlook" da WSA revisou as previsões feitas no fim de março - publicadas em abril -, que eram mais otimistas. O início do ano ainda trazia efeitos da forte recuperação da demanda em 2010. Os números de abril apontavam alta de 6%.

Os ventos mudaram. O cenário hoje é de pessimismo para os próximos anos, destacam fontes do setor. O comitê da WSA traçou projeções considerando potenciais reflexos da crise que afeta as economias desenvolvidas, com destaque para europeia, que enfrenta em vários países problemas financeiros, em especial na zona do euro. Foram considerados ainda os efeitos do terremoto seguido de tsunami no Japão em março e inquietações sociais e políticas nos países do Oriente Médio e Norte da África, além de medidas de aperto monetário em economias emergentes.

"Atualmente, a economia global depara-se com crescentes incertezas sobre como os tumultos nos mercados financeiros vão envolver e afetar a economia real", afirmou Daniel Novegil, executivo do grupo Techint que preside o comitê econômico da WSA. "Nossa atual previsão para 2012 presume que as economias desenvolvidas continuaram direcionado o crescimento global. Por isso, nossa previsão poderia ser considerada como "otimismo cauteloso", disse.

O crescimento de 5,4% será sustentado pelas economias em desenvolvimento e emergentes, com 6,9% de expansão neste ano e 6,6% em 2012. Ao mesmo tempo, os países desenvolvidos vão se retrair dos 5,4% neste ano para 2,6% em 2012.

O pior desempenho, aponta a WSA, virá da União Europeia: vai recuar 7% para 2,5% de aumento no consumo de aço. A América do Norte também mostrará decréscimo, para 4,9%, ante crescimento projetado para este ano de 9%.

Para a China, responsável por quase metade da demanda de aço no mundo, a previsão é de elevação de 7,5% neste ano, mas desacelera um pouco, para 6%, em 2012, alcançado 680 milhões de toneladas. Os Brics, que engloba Brasil, Índia, Rússia e África do Sul, além da China, crescerá em níveis de 7,2% e 6,4% nos dois anos.

Globalmente, a nova projeção do comitê da WSA indica consumo de 1,4 bilhão de toneladas ao fim deste ano e de aproximadamente 1,47 bilhão em 2012.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.