ANP

Consulta pública sobre combustíveis de aviação tem início

Redação/Assessoria ANP
08/11/2018 18:24
Visualizações: 230

Logistic Showcase

A ANP deu início à consulta pública sobre a revisão das especificações e regras de controle da qualidade do querosene de aviação fóssil, alternativo e suas misturas, bem como sobre a adequação de normas sobre as atividades de distribuição e revenda de combustíveis de aviação. A consulta irá até o dia 5/12 e a audiência pública sobre o tema ocorrerá no dia 19/12.

A revisão proposta faz parte do trabalho da ANP de aprimorar a qualidade dos combustíveis comercializados em todo território nacional, incluindo os biocombustíveis, que terão papel chave no alcance das metas de redução de emissões e para o desenvolvimento ambiental, econômico e social.

A proposta tem como objetivos aprimorar e simplificar as normas, unificando as Resoluções ANP nº 37/2009 e nº 63/2014, que tratam das especificações e regras de controle da qualidade do querosene de aviação fóssil e alternativos, respectivamente.

Além disso, o novo regulamento visa alinhar essas especificações às internacionais, originárias da American Society for Testing and Materials (ASTM), incluindo dois novos bioquerosenes de aviação (SPK/A e ATJ) no rol de querosenes alternativos possíveis de serem misturados ao querosene fóssil. A harmonização das especificações dos combustíveis de aviação é necessária para estabelecer um padrão mínimo de qualidade em qualquer localidade em que as aeronaves, brasileiras ou não, possam abastecer.

A proposta também contempla, em minuta à parte, a alteração das Resoluções ANP nº 17/2006 nº 18/2006 para atualizar as definições de querosene de aviação B (QAV-B) e querosene de aviação alternativo e vedar a importação de QAV-B (QAV fóssil misturado a querosene alternativo).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13