O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, recepcionou na manhã de segunda-feira (22) o cônsul geral da Bélgica no Brasil, Didier Vanderhasselt, e comitiva técnica na sala de reuniões do edifício-sede da Autoridade Portuária de Santos.
Os objetivos da visita foram incrementar as trocas entre Santos e portos belgas, prospectar oportunidades de pesquisa científica no ambiente portuário santista e oferecer treinamento pela Apec Antwerp/Flanders, escola de gestão portuária ligada à Autoridade Portuária de Antuérpia.
A reunião começou com palestra sobre o complexo santista, apresentada pela área comercial da estatal. Após, os agentes consulares consultaram Renato Barco sobre a possibilidade de envio de técnicos da Codesp para treinamento na Apec.
“Temos bastante interesse nos treinamentos oferecidos pela Apec”, afirmou Barco, explicando que contato nesse sentido deve ser estabelecido com a Secretaria de Portos (SEP), para que os cursos sejam ofertados, também, a outros portos.
O presidente informou à comitiva que cursou gestão de terminal de contêineres na Apec na década de 90, quando era gerente do Terminal de Contêineres (ainda administrado pela Codesp).
Um dos itens apresentados pela comitiva foi curso de gestão de hidrovias a Bélgica. Barco considerou oportuna a menção, comentando sobre o potencial hidroviário na Baixada Santista e dos esforços da Autoridade Portuária para que seja criada uma rede de tráfego hidroviário que atenda ao Porto de Santos. O grupo também demonstrou interesse na pesquisa científica conduzida no ambiente portuário, com destaque para análise de qualidade de sedimentos e a instalação de centro de pesquisa oceanográfica da USP nos armazéns 7 e 8.
Depois da reunião, a comitiva seguiu para visita técnica em lancha no porto santista.