Mais desemprego?

Construção poderá ter trabalhador biônico

Redação/Assessoria
21/07/2017 13:07
Visualizações: 319

Um cenário inovador no mercado de construção civil, entre outras atividades profissionais, começará a ganhar corpo nos próximos dois a três anos, segundo especialistas norte-americanos. Trata-se dos equipamentos vestíveis, recursos que podem ser agregados ao corpo dos profissionais do segmento e acelerar e melhorar a qualidade das obras. A revista Equipment World listou parte das inovações no final do mês passado em sua edição eletrônica. Entre as novidades estão desde o controle de gestos com braçadeiras e os exoesqueletos.

No primeiro caso, a tecnologia é a Myo Gesture, da Thalmic Labs, e permite a detecção de cinco diferentes gestos de mão. Ao “ler” a atividade elétrica dos músculos e o movimento do braço – por meio de um sensor de movimento de nove eixos – a tecnologia permitir que qualquer um dirija o voo de um drone, mude os slides em uma apresentação no PowerPoint ou manipule figuras em um videogame. Qual a vantagem? Elimina os controles remotos e não precisa de nenhum fio. Outra vantagem é que o comando pode ser feito via voz, mantendo as mãos livres. Já há modelos disponíveis na Amazon por cerca de US$ 200.

Os exoesqueletos, por sua vez, são o foco da Lowes, que colaborou com a Virginia Tech para criar um modelo que usa reforços de fibra de carbono flexíveis distribuídos ao longo das costas e das coxas dos usuários. Os eixos de fibra de carbono flexionam e liberam energia, adicionando poder aos elevadores e reduzindo a tensão sobre os músculos. O exoesqueleto permite minimizar as ações diárias de curvatura, levantamento e torção. O recurso ajudar a reduzir a tensão nos músculos e articulações dos trabalhadores envolvidos no segmento de construção (e outros). Já há outras iniciativas como a da coreana Hyundai, que anunciou um projeto de exoesqueleto que parece, segundo a revista, uma figura de filme de ficção científica.

A Rise Robotics é outra empresa que experimenta um exoesqueleto no formato de mochila, como um aparelho que usa ar comprimido para dirigir o que ela chama de uma transmissão de tipo estilo atuador com o poder de operações de pesagem humana. Outra companhia, a Ekso Bionics desenvolveu um braço biônico, o EksoZeroG, que pode ser amarrado à uma estrutura para permitir que um trabalhador mantenha uma ferramenta pesada, como uma sobrecarga do disjuntor, ou horizontalmente por longos períodos de tempo.

Já a Vortec criou um colete de condicionamento de ar pessoal, que funciona como um dispositivo semelhante ao regulador, tirando o ar via um compressor e esfriando o profissional abaixo da temperatura ambiente. O ar fresco está soprando no colete que é perfurado com pequenos orifícios que distribuem o ar de refrigeração ao redor de seu tronco e pescoço. Existem três modelos, dois resfriamentos e um que pode ser alternado do modo de refrigeração para o modo de calor e entregar o ar quente em situações frias.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.