Jornal do Commercio
A Energia Sustentável do Brasil (Enersus), concessionária da hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (RO), retomou na noite de quarta-feira as obras de construção da usina após obter a licença de instalação (LI) definitiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento foi concedido pelo órgão ambiental à companhia. "Com isso, as obras recomeçaram, com os 4,1 mil trabalhadores retomando suas atividades", informou a empresa, em nota.
Segundo a concessionária, a LI definitiva autoriza a construção da usina. A partir de agora, a empresa dará início às obras de implantação das duas casas de força, do vertedouro e do barramento do projeto, da montagem dos equipamentos eletromecânicos e industriais, tais como turbinas, geradores, transformadores, e da linha de transmissão que transportará a energia produzida pela hidrelétrica.
A concessionária também está autorizada a implantar a vila residencial e comercial, contendo escolas, postos de saúde e saneamento básico. "O cronograma de implantação da obra está sendo atualizado com o incremento de equipamentos e de mão de obra para manter o prazo dentro do previsto e promover a geração de energia ao País no início de 2012", disse o presidente da Enersus, Victor Paranhos. A estimativa da companhia é que até dezembro se chegue a marca de 15 mil contratados. A concessão da LI definitiva foi possível graças a um acordo entre os governos federal e de Rondônia com a empresa.
Fale Conosco
23