Desinvestimento

Consórcio de Talos e Enauta faz oferta à Petrobras por campos de Albacora

Reuters, 10/02/2021
10/02/2021 13:17
Visualizações: 680 (0) (0) (0) (0)

DivulgaçãoUm consórcio entre Talos Energy, EIG Global Energy Partners, Enauta e 3R Petroleum Óleo e Gás apresentou oferta não vinculante pelos campos de Albacora e Albacora Leste, da Petrobras (PETR3;PETR4), disseram à Reuters quatro fontes familiarizadas com o assunto.

O preço exato da proposta não estava claro, embora o ativo provavelmente chegue a bilhões de dólares, disseram duas das fontes, que pediram anonimato para discutir assuntos confidenciais. A oferta foi oficialmente apresentada na segunda-feira, disse uma das fontes.

As propostas pelos dois campos, que são responsáveis pela produção de 77 mil barris de óleo equivalente por dia, de acordo com documentos divulgados pela Petrobras, acontecem em um momento em que a estatal busca reduzir dívida rapidamente com a venda de ativos não essenciais.

A Petrobras vem vendendo dezenas de campos de pequeno e médio porte nos últimos dois anos. Mas o desinvestimento em Albacora seria o maior desde 2017, quando a empresa concordou em vender uma participação em seu campo de Roncador para a norueguesa Equinor por 2,9 bilhões de dólares.

A entrada na disputa marca uma mudança de estratégia para a Talos, que atua apenas no Golfo do México.

Nos últimos anos, a Talos tem tentado negociar um chamado acordo de unitização com a empresa petrolífera nacional mexicana Pemex sobre a descoberta offshore de Zama que a empresa sediada em Houston anunciou em 2017.

A Pemex afirma que a maior parte do depósito de quase 700 milhões de barris está em seu campo adjacente e as negociações provaram ser uma dor de cabeça duradoura para a Talos.

Petrobras, EIG e Enauta (ENAT3) não quiseram comentar. Talos e 3R não responderam a um pedido de comentário.

Tanto a EIG, sediada em Washington, quanto a brasileira Enauta, disseram anteriormente que estavam procurando usar o poder de fogo resultante da arrecadação com recentes desinvestimentos para fazer aquisições no Brasil, incluindo ativos de produção.

Provavelmente há outros interessados que podem apresentar ofertas pelos campos de petróleo, disseram duas das fontes.

Entre as empresas que manifestaram publicamente seu interesse em Albacora e Albacora Leste está a Petro Rio independente, sediada no Rio de Janeiro. A PetroRio (PRIO3) não respondeu a um pedido de comentário.

A Aker BP, que atualmente possui operações apenas na Noruega, examinou o ativo, mas decidiu não fazer uma proposta, disse o presidente-executivo da empresa à Reuters na semana passada.

Durante a próxima etapa do processo de desinvestimento, as partes interessadas apresentarão ofertas vinculantes. Geralmente, há um intervalo de várias semanas entre as ofertas não vinculantes e as vinculantes durante os processos de venda da Petrobras.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Negócio
Vallourec finaliza a aquisição da Thermotite do Brasil
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Gás Natural
TBG reduz tarifas do Gasbol em até 28%
06/06/25
Hidrogênio
Vallourec obtém qualificação de sua solução de armazenam...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Biometano
Grupo de trabalho da ANP conclui estudos sobre regulamen...
05/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Inovação no DNA: Como a Comquality vem revolucionando o ...
04/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 2025...
04/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 é lançado com foco em inovação e ...
04/06/25
Meio Ambiente
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂...
04/06/25
Campos Marginais
Medidas Fiscais com Impacto Desproporcional às Operadora...
04/06/25
Biometano
Gasmig abre chamada pública para aquisição de biometano ...
03/06/25
QAV
GOL e TAP adotam o IATA FuelIS para otimizar o uso de co...
03/06/25
IBP
Posicionamento do IBP sobre receitas extras com petróleo
03/06/25
ANP
Com 3,734 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22