Desinvestimento

Consórcio de Talos e Enauta faz oferta à Petrobras por campos de Albacora

Reuters, 10/02/2021
10/02/2021 10:17
Visualizações: 1127

DivulgaçãoUm consórcio entre Talos Energy, EIG Global Energy Partners, Enauta e 3R Petroleum Óleo e Gás apresentou oferta não vinculante pelos campos de Albacora e Albacora Leste, da Petrobras (PETR3;PETR4), disseram à Reuters quatro fontes familiarizadas com o assunto.

O preço exato da proposta não estava claro, embora o ativo provavelmente chegue a bilhões de dólares, disseram duas das fontes, que pediram anonimato para discutir assuntos confidenciais. A oferta foi oficialmente apresentada na segunda-feira, disse uma das fontes.

As propostas pelos dois campos, que são responsáveis pela produção de 77 mil barris de óleo equivalente por dia, de acordo com documentos divulgados pela Petrobras, acontecem em um momento em que a estatal busca reduzir dívida rapidamente com a venda de ativos não essenciais.

A Petrobras vem vendendo dezenas de campos de pequeno e médio porte nos últimos dois anos. Mas o desinvestimento em Albacora seria o maior desde 2017, quando a empresa concordou em vender uma participação em seu campo de Roncador para a norueguesa Equinor por 2,9 bilhões de dólares.

A entrada na disputa marca uma mudança de estratégia para a Talos, que atua apenas no Golfo do México.

Nos últimos anos, a Talos tem tentado negociar um chamado acordo de unitização com a empresa petrolífera nacional mexicana Pemex sobre a descoberta offshore de Zama que a empresa sediada em Houston anunciou em 2017.

A Pemex afirma que a maior parte do depósito de quase 700 milhões de barris está em seu campo adjacente e as negociações provaram ser uma dor de cabeça duradoura para a Talos.

Petrobras, EIG e Enauta (ENAT3) não quiseram comentar. Talos e 3R não responderam a um pedido de comentário.

Tanto a EIG, sediada em Washington, quanto a brasileira Enauta, disseram anteriormente que estavam procurando usar o poder de fogo resultante da arrecadação com recentes desinvestimentos para fazer aquisições no Brasil, incluindo ativos de produção.

Provavelmente há outros interessados que podem apresentar ofertas pelos campos de petróleo, disseram duas das fontes.

Entre as empresas que manifestaram publicamente seu interesse em Albacora e Albacora Leste está a Petro Rio independente, sediada no Rio de Janeiro. A PetroRio (PRIO3) não respondeu a um pedido de comentário.

A Aker BP, que atualmente possui operações apenas na Noruega, examinou o ativo, mas decidiu não fazer uma proposta, disse o presidente-executivo da empresa à Reuters na semana passada.

Durante a próxima etapa do processo de desinvestimento, as partes interessadas apresentarão ofertas vinculantes. Geralmente, há um intervalo de várias semanas entre as ofertas não vinculantes e as vinculantes durante os processos de venda da Petrobras.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23