Evento

Conferência na USP discutirá rotas para a descarbonização do setor energético

Promovida pelo RCGI, a 6ª edição da Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética será realizada de 7 a 9 de novembro.

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/10/2023 13:53
Conferência na USP discutirá rotas para a descarbonização do setor energético Imagem: Divulgação Visualizações: 1482 (0) (0) (0) (0)

As inovações tecnológicas e as políticas públicas necessárias para a descarbonização do setor energético no Brasil irão pautar as principais discussões da 6ª edição da Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética (ETRI – Energy Transition, Research and Innovation Conference), que acontece de 7 a 9 de novembro, na USP, em São Paulo (SP). Promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), o evento contará com mais 500 cientistas, representantes do governo e executivos de grandes empresas, do Brasil e do exterior.

“Abrimos a discussão para além das tecnologias, pois sem políticas públicas adequadas não há como promover a transição energética. É preciso ter uma definição melhor de quais são os caminhos para atingirmos as metas de redução de gases de efeito estufa [GEEs]; e reunir representantes do governo e da indústria é um passo importante nesse sentido”, afirma Suani Teixeira Coelho, professora do Programa de Pós-Graduação em Energia da USP, coordenadora de projetos do RCGI, e Chair do Comitê Científico da conferência.

A Chair geral do evento, Karen Mascarenhas, diretora de Recursos Humanos e Comunicação Institucional no RCGI e vice-coordenadora de um projeto voltado para percepção social das tecnologias de transição energética, acrescenta que as discussões estarão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O RCGI reúne mais de 600 pesquisadores que trabalham em projetos de pesquisas com foco, principalmente, na mitigação das emissões de GEEs, para ajudar o Brasil a atingir as metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas [NDCs]. São inovações de interesse direto da indústria e do governo”, afirma.

Especialistas confirmados – Entre os palestrantes e painelistas do governo confirmados estão o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Correa do Lago; e os deputados federais Arnaldo Jardim e Fabio Feldman. Do setor privado, Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono e Transição Energética da Shell Brasil; Plinio Nastari, presidente da Datagro; Viviane Romeiro, diretora na área do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; Camila Farias, líder de projetos da Shell Brasil; e Elbia Gannoun, presidente da ABeeolica.

Já da academia estão confirmados dezenas de cientistas de renome internacional, como Paulo Artaxo, membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas); Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências; Nigel Brandon, diretor da Faculdade de Engenharia do Imperial College de Londres; Chinnakonda Gopinath, vice-diretor do Laboratório Nacional de Ciências da Índia; André Faaij diretor científico da TNO Energy & Materials Transition e professor da Universidade de Ultrecht na Holanda, entre outros.

A programação contará com três keynote speakers, oito painéis de discussão. Um deles será voltado para as startups de alta tecnologia, também chamadas de deep techs, que têm um papel fundamental na transição energética. Serão apresentados ainda mais de 200 trabalhos científicos, do RCGI e de outras instituições de pesquisa. “São nove trilhas temáticas, com pesquisas alinhadas à vocação energética do país”, destaca Mascarenhas.

Serviço:

A Conferência ETRI 2023 é um evento aberto e as inscrições devem ser feitas neste link. Mais informações sobre palestrantes, painelistas, programação e demais detalhes estão disponíveis e atualizadas em tempo real no site da conferência.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.