MME

Condições de suprimento de energia no País é avaliado CMSE

Redação/Assessoria MME
11/04/2019 12:01
Condições de suprimento de energia no País é avaliado CMSE Imagem: Divulgação Visualizações: 379

Ontem, quarta-feira (10/04), o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) avaliou as condições de suprimento de energia elétrica no País e concluiu que os armazenamentos das usinas hidrelétricas continuarão subindo, apesar da redução dos volumes de chuva normais para esta época do ano. Assim, deve ser mantida a estratégia operativa de não despachar usinas termelétricas fora da ordem de mérito.

O Comitê continuará acompanhando os cenários de atendimento para, se necessário, adotar as medidas para aumento da disponibilidade de geração após análise dos custos associados.

Foi destaque na reunião o retorno à condição normal de operação do polo 1 do bipolo 1 do complexo de geração do rio Madeira, permitindo ampliar o escoamento de energia em cerca de 1.575 MW, com 37 dias de antecedência em relação à data prevista inicialmente, fruto de esforços conjuntos das instituições do Comitê e dos agentes, com relevante impacto na redução do custo de operação do SIN.

Institucional

Informações Técnicas:

Condições Hidrometeorológicas: a chuva acumulada no mês de março de 2019 variou de próxima a ligeiramente acima da média nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional – SIN. Em relação à Energia Natural Afluente – ENA bruta, foram verificados valores abaixo da média histórica em todos os subsistemas, exceto para o subsistema Sul. Em abril, os totais de precipitação se encontram próximos dos valores médios para o período em praticamente todo o país. As previsões para os próximos sete dias, os maiores acumulados estão previstos para as bacias dos rios Tocantins, Xingu, São Francisco e Doce. Para as bacias do subsistema Sul a previsão é de chuva abaixo da média.

Energia Armazenada: no mês de março, foram verificados armazenamentos equivalentes de 39,9%, 46,2%, 52,8% e 66,5% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Nos primeiros dias de abril, houve aumento no armazenamento equivalente de todas as regiões do país, exceto para o subsistema Sul, tendo atingido, até o dia 8, 40,6%, 42,3%, 55,0% e 68,1% nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente. Até o final do mês de abril, a expectativa é que os armazenamentos continuem aumentando.

Expansão da Geração e Transmissão: a expansão verificada em março foi de 345,85 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica, 143 km de linhas de transmissão e 616 MVA de capacidade de transformação. Em 2019, a expansão do sistema, até março, totalizou 1.169,11 MW de capacidade instalada de geração, 1.239,4 km de linhas de transmissão e 2.948,0 MVA de capacidade de transformação.

O CMSE, na sua competência legal, continuará monitorando, de forma permanente, as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do País.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20