Exploração

Concluída a perfuração do poço OGX-12 na Bacia de Santos

A OGX Petróleo e Gás concluiu a perfuração do poço 1-OGX-12-SPS, localizado no bloco BM-S-57, em águas rasas da Bacia de Santos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.

Redação
16/07/2010 19:02
Visualizações: 139
A OGX Petróleo e Gás concluiu a perfuração do poço 1-OGX-12-SPS, localizado no bloco BM-S-57, em águas rasas da Bacia de Santos. A OGX detém 100% de participação neste bloco.


A perfuração do poço OGX-12, nomeado Niterói, atingiu uma profundidade total de 5.074 metros, tendo encontrado reservatórios carbonáticos da seção albiana com boas condições permo-porosas, porém com selo não eficaz. Além disso, foram encontrados dois intervalos de reservatórios carbonáticos de pequenas espessuras com indícios de hidrocarbonetos nas seções aptiana e barremiana, o que confirma que o sistema petrolífero está ativo. Apesar dessas evidências, trata-se de ocorrências de hidrocarbonetos não comerciais. As informações adquiridas neste poço são de grande importância para a calibração do novo modelo geológico para a região.

"Após uma campanha altamente bem sucedida com descobertas nos 14 primeiros poços anunciados, a perfuração do prospecto Niterói tinha como maior objetivo testar um modelo geológico novo. O post-mortem do poço nos leva a crer que a falta de selo tenha sido a causa da inexistência de uma acumulação comercial de hidrocarbonetos, uma vez que a estrutura albiana é proeminente. O fato de termos encontrado bons reservatórios e confirmado a existência de sistema petrolífero ativo nesta parte da bacia é muito positivo, pois diminui o risco em futuros poços", comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral da OGX.


O poço OGX-12, localizado no bloco BM-S-57, situa-se a aproximadamente 95 km da costa, onde a lâmina d'água é de aproximadamente 150 metros. A sonda utilizada será deslocada para o bloco BM-S-56 e perfurará o prospecto Belém.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13