Santos

Concessionários temem os efeitos da proposta da Codesp

<P>A proposta da Codesp, administradora do porto de Santos, de participação nos resultados financeiros das empresas arrendatárias, é vista com reservas e até antagonismo pelos empresários que já exploram áreas neste complexo. Levada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ...

Valor Econômico
06/10/2008 21:00
Visualizações: 373

A proposta da Codesp, administradora do porto de Santos, de participação nos resultados financeiros das empresas arrendatárias, é vista com reservas e até antagonismo pelos empresários que já exploram áreas neste complexo. Levada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), com a concordância do ministro Pedro Brito, dos portos, poderá ser aplicada nos próximos projetos de Prainha e Conceiçãozinha, na margem esquerda, para movimentação de contêineres.

O desejo é natural, ambicioso e até inteligente, mas sob meu ponto-de-vista pessoal, desvirtua o papel da autoridade portuária, que existe para disciplinar as operações do porto, afirma Ronaldo de Souza Forte, diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)-Santos. Segundo Forte, se a autoridade portuária tiver interesse no negócio vai tumultuar as relações comerciais. A administradora dará preferência a quem possa oferecer lucro, o que é pior, pois esse não é o seu objetivo, defende.

A proposta da Codesp, com possibilidade de se transformar em política nacional da Antaq e da Secretaria Especial de Portos (SEP), reflete a perda de receitas advindas dos contratos de arrendamento de áreas portuárias, em conseqüência da Lei dos Portos, de 1993. As estatais perderam os ganhos da exploração dos portos, restando a receita do aluguel dos espaços e da movimentação de carga, em tonelagem.

Virgílio Pina Filho, vice-presidente da Associação Comercial de Santos e presidente da TGrão (Multicargo), arrendatária dos silos da Codesp, que opera trigo a granel, coloca três condicionantes para a administradora portuária implantar o novo modelo: o vencedor da licitação deverá ser aquele que garanta o maior volume de investimento na área; apresente maior capacidade operacional; e o menor custo. Se for nesses parâmetros, os resultados podem ir também para os trabalhadores, sustenta Pina. O empresário aponta que se for mudada a regra do jogo para os novos, igual tratamento deverá se estendido aos antigos, para não comprometer a concorrência.

Segundo Gustavo Pecly, presidente da Libra Terminais, trata-se de uma mudança conceitual muito grande, em que cada um deverá avaliar o seu grau de interesse, com base na contrapartida.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.